2007/04/26

RELÓGIO DE PÊNDULO


Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes
Carlos Drummond

De todas as medidas criadas pelo homem para definir o seu contexto existencial, a medição do tempo é a mais interessante. Se o contexto astrofísico da terra levou a rápida fixação uniforme da definição dos dias e dos anos, ainda que a constante mudança de calendários tenha provocado algumas situações bastante curiosas. O Calendário Juliano, que vigorou durante 1600 anos, continha na sua divisão temporal um erro de cálculo que o atrasava um dia em cada 128 anos. O resultado foi que, com o decorrer do tempo, os meses se deslocavam no ano, podendo o mês de Janeiro chegar ao Outono, sendo que à data da reforma já estava mais perto do que inicialmente do equinócio do Inverno.

A reforma deste calendário foi feita em 1582 pelo Papa Gregório XIII. Nesse ano, o mês de Outubro perdeu 10 dias para que a contagem do tempo fosse rectificada, depois do dia 4 de Outubro de 1582, os calendários saltaram para o dia 15. No ocidente este novo calendário, o Gregoriano, foi inicialmente adoptado nos países católicos, levando dois séculos a vigorar nos países protestantes. Nos países cristãos-ortodoxos só no século XX passou a ser utilizado. Daí a diferença de datas em relação à Revolução de Outubro. Os calendários mais antigos, nomeadamente os babilónicos ou lunares, pecavam pela diferença de 11 dias desse ciclo ao ano solar, tendo a necessidade de acrescentar 1 mês completo ao calendário em cada 3 anos.

A divisão do dia em fracções conheceu as mais variadas formas. Das medidas de tempo, as horas, foram a medida mais volátil nos vários sistemas. Nos sistemas em que o dia era a simples divisão do dia solar em partes iguais (12 fracções entre o nascer e o pôr-do-sol) uma hora no verão era significativamente maior que uma hora no Inverno, variando ainda com a latitude em que era medida. Apesar disso, é nas horas que os antigos sistemas sexagesimais continuam a vigorar até aos dias de hoje. Talvez a única medida que escapou à uniformização decimal. A divisão em 6 e múltiplos de seis, sendo o doze a medida de referência atravessou os milénios. Os doze meses lunares mantiveram-se, acrescentados dos dias necessários à sua adequação ao ano solar. As doze divisões do período solar do dia foi complementado com doze divisões do período nocturno (24 horas). O número doze, existente também no Zodíaco, foi a base da divisão da parte mais aleatória do tempo, a hora.

Esta introdução serviu para enriquecer a nota fundamental que se pretende fazer neste post. Manifestar uma profunda satisfação por ter tido conhecimento do Blogue Relógio de Pêndulo. Escrito por um amigo, contém a riqueza de quem navega em águas profundas e, por tal, tem desse oceano um conhecimento profundo que se denota na complexidade das suas análises e opiniões, partilhando a máxima de que o complexo é sempre mais completo.

A pequena introdução, a que fiquei obrigado para falar do Relógio de Pêndulo, é um humilde esforço de retribuir com conhecimento, o conhecimento que dele retiro. A dissertação sobre o tempo resulta do aproveitamento do título do Blogue, parodiando as conversas de circunstância que sempre fazemos sobre o tema (ainda que normalmente seja sobre o tempo atmosférico), mas também sobre a forma como a relatividade do tempo depende sobretudo do modo como o aproveitamos. O Relógio de Pêndulo é um bom aproveitamento do tempo, para quem o faz, mas também para quem o lê.

Sem comentários: