2007/07/18

MAIS UM DIA DE VIDA

ANGOLA 1975


Foi reeditado em português o livro de Ryszard Kapuscinski “Mais um dia de vida, Angola 1975”. O livro é uma crónica do difícil ano de 1975 em Angola. O relato inicia-se com descrição da saída dos portugueses de Luanda, da sua debandada, da sua fuga, dos seus desespero e desorientação. “Os mais pragmáticos e menos imaginativos eram a favor de barricar o Tivoli à noite. Os que tinham horizontes mais vastos e a capacidade de situar as coisas numa perspectiva global defendiam o envio de um telegrama às Nações Unidas, apelando para uma intervenção. Mas, como é costume entre os povos latinos, tudo terminava em discussão.”
A perspectiva de Kapuscinski ganha interesse pelo distanciamento emocional, sem contudo ser indiferente. Espanta-o a hercúlea tarefa em que envolveram os portugueses que “encaixotaram Luanda para futura expedição”. Segundo ele, nascia, a par da Luanda de pedra, uma nova Luanda em madeira, que partindo do porto da cidade se “dividiu em três com destino a Lisboa, Rio de Janeiro e África do Sul.
Percorrendo as frentes, identifica as partes em beligerância, conhece-lhes os motivos e as fraquezas. Das grandes movimentações, avanços e recuos das várias aos pormenores do quotidiano da guerra, muitas são as perspectivas disponibilizadas.
Prisioneiros da FNLA e soldados do MPLA, discutem animadamente ao anoitecer o resultado do Benfica com o Ferroviário, jovens rapazes iguais entre si.

Sem comentários: