2007/08/10

ME GLOBALIZA VAI.




Se bem percebi existem uns fundos de investimento de alto risco, o que pressupõe alta rentabilidade caso corram bem os investimentos, que nos EUA fizeram os seus negócios, empréstimos e investimentos, mas a coisa correu mal. Aumentou o crédito mal parado e as garantias não cobrem os investimentos realizados. Logo, quem possuía títulos desses fundos, correu a livrar-se do mal e vai de vender o problema. Muita gente a vendar e poucos interessados na compra levam os mercados a problemas de liquidez. Há apelos à calma e os Bancos Centrais avançam com milhares de milhões para olearem os mercados e arrefecerem o clima. Como os Bancos Centrais emprestam muito dinheiro para este fim, resta menos dinheiro, o que faz com que o seu preço aumente (juro).
Como resultado de tudo isto o Sr. Manuel da Silva, que não sabe bem o que é um fundo de investimento de alto risco, e ainda percebe menos do que eu de tudo o que foi escrito antes, vê aumentar a prestação que tem de pagar ao seu banco, pelo T2 que comprou na Brandoa.

- Sr. Manuel percebeu agora o que é esta globalização?
- Acho que sim, mais ou menos…
- Explico-lhe de novo. Houve senhores que fizeram negócios de risco para rentabilizar o capital que detinham, tentando ganhar umas boas massas. Mas como a coisa não lhes correu bem criou-se um problema. Como o mercado é global, o problema é de todos, logo também é seu. Percebe? Também sairá qualquer coisa do seu bolso.
- Mas e se o negócio lhes corresse bem? Também eu ganharia?
-Francamente Sr. Manuel. Então os homens investem o dinheiro deles, correm riscos enormes, e você que está aí sem mexer uma palha ainda queria uma parte dos resultados do negócio? Francamente.

Sem comentários: