2007/09/03

PCC, FARC E FESTA DO AVANTE


Palavras de um comunicado emitido pela plataforma política onde se integra o PCC:

«El Polo ha divulgado por todos los medios a su alcance – y ahora lo reitera – que rechaza, sin equívocos, el uso de las armas para llegar al poder y materializar las hondas reformas que la sociedad colombiana necesita con urgencia. Ha elegido sin vacilaciones la apelación a la voluntad popular como la única forma que estima viable y legítima para lograrlas.»


"1. Como é público e notório as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) não estiveram presentes na Festa do «Avante!» de 2006. 2. Nem vão estar na de 2007.

3. Quem foi convidado foi o Partido Comunista da Colômbia (PCC).

4. Alguém me explica como é que uma organização fundada em 1930 (o PCC) pode ser «o braço político» duma outra organização refundada em 1967 (FARC)?

5. Do ponto de vista de um determinado período histórico, quando muito, poder-se-ia dizer o contrário. Já que o PCC, nos anos 60 do século passado, destacou alguns dos seus quadros de direcção para dar conteúdo político às FARC.

6. A concepção de que o PCC é o «braço político» das FARC tem a sua origem nos serviços secretos americanos. Tal como o nome vietcong (guerrilheiro comunista) o teve durante a guerra do Vietname. O objectivo era descredibilizar os comunistas. No Vietname (onde os guerrilheiros não comunistas eram muito mais que os comunistas) o efeito foi o contrário. Na Colômbia também.

7. Em 1985 o PCC integrou a “União Patriótica” (UP), movimento político amplo e democrático ao qual pertenciam também as FARC (na altura num processo de cessação de hostilidades e de pacificação). Na UP participavam igualmente diferentes grupos políticos de esquerda. Contra a UP foi desencadeada una operação de extermínio por parte de grupos narcotraficantes, militares e paramilitares de direita e extrema-direita. Só para o PCC isto representou um saldo de cerca de 3.000 militantes assassinados. Para as forças democráticas da Colômbia significou candidatos presidenciais, presidentes de câmaras, autarcas, sindicalistas, dirigentes associativos assassinados aos milhares. De forma selectiva nuns casos. Indiscriminadamente noutros.

8. Nos últimos 10 anos (1997-2007) o total de assassinatos eleva-se a mais de 6 mil. São homens e mulheres, novos e velhos, com nome. Mas a comunicação social dominante cala-se, ou refere friamente os números. Não são mediáticos. Sobre isto os nossos bloguistas dizem nada. Desconhecimento? Indiferença? Ou, mais grave, estamos perante a concepção proto fascista de que «todo o comunista (ou democrata) morto é um bom comunista (ou democrata)»?

9. Neste ano de 2007 o PCC participa na Frente Social e Política (FSP) e como tal trabalha no seio do Pólo Democrático Alternativo (PDA)

10. O PDA elegeu 9 deputados em 166 e 11 senadores em 100. Destes 1 senador e 1 deputado são membros do PCC.

11. O candidato do PDA às últimas eleições presidenciais na Colômbia, Carlos Gaviria Díaz (na foto), foi o 2º mais votado com 22,04% dos votos.

12. O PCC edita desde 1957 o semanário «VOZ» por ocasião do seu 50º aniversário foi-lhe atribuído pelo parlamento colombiano a Medalha do Congresso. E recebeu as felicitações e os parabéns de entidades tão diversas como o embaixador da Argentina e a multinacional NESTLÉ. Será que também são apoiantes dos «criminosos e terroristas»?

13. A 29 de Agosto, véspera da chegada do "El Niño" a Portugal, o PDA emitiu o seguinte comunicado onde se pode ler: «El Polo ha divulgado por todos los medios a su alcance – y ahora lo reitera – que rechaza, sin equívocos, el uso de las armas para llegar al poder y materializar las hondas reformas que la sociedad colombiana necesita con urgencia. Ha elegido sin vacilaciones la apelación a la voluntad popular como la única forma que estima viable y legítima para lograrlas.». O texto integral está na página de entrada do sítio na Internet do PCC…

14. Esclarecimento final. Na Colômbia há várias organizações que se reclamam do marxismo-leninismo: o PCC, as FARC, um PCC clandestino criado pelas FARC, o PC da C (m-l), o PCC-M, o PPS.

15. Espero ter dado algum contributo para uma visão mais concreta e informada."


Texto de António Vilarigues, publicado n" O Castendo

Sem comentários: