2008/04/27

SERVIÇO DE MALAPOSTA


Sacavém, 26 de Abril, 2008


Digníssimo Marquês

Há muito tempo que vou tendo notícias dos assombros e outros espantos que têm lugar nos salões do vosso Palácio. Vou lendo as vossas narrativas e com elas tomo conhecimento dos feitos daqueles que governam os lugares onde outrora vivemos.
De todos os descritos, causa-me mais espanto o Presidente da Câmara, detentor do cargo que já fora ocupado vosso filho Duarte Borges Coutinho de Medeiros Sousa Dias da Câmara, 2º Marquês da Praia e de Monforte.
Já era do meu conhecimento, o esforço feito pelo Presidente da Câmara Municipal para dar a conhecer a todos os municípes o calendário festivo da sua família. Em vários momentos, sejam solenes ou não, vamos amíude conhecendo as datas de aniversário de toda a família, do Presidente, do irmão, da mulher, do neto, da filha e dos pais.

Não posso discordar de vós, quando afirma que essas revelações pouco ou nada contribuem para aquilo que se espera que seja o discurso de um Presidente de Câmara. Percebo contudo o objectivo. Simular proximidade aos eleitores, sobretudo aos mais velhos, que podem não ver a Câmara Municipal empenhada na construção dos Centros de Dia, ou até desconhecer, aqueles que são proprietários de uma habitação, que se vão pagar mais de IMI, isso se deve àquele simpático senhor, que o município pouco se tem empenhado no processo de construção do Hospital de Loures e que tem sido conivente com o encerramento de serviços de saúde no concelho, tão importantes para os mais idosos, mas podem vir a saber que ainda na semana passada o malandreco do neto lhe sujou uma gravata com a papa.
Este apanágio do Presidente, cumpre dois objectivos meu caro, entreter e distrair. Entretem como o fazem as novelas de hoje e distrai do que é essencial, que são as suas responsabilidades em muitos dos retrocessos que se verificam nestes lugares de Loures.
Na passada sexta-feira, dia em que se assinalou o 34 aniversário da Revolução, almoçou o Presidente de Câmara nos meus jardins. Mais uma vez, discursando perante o povo desfiou banalidades. Porém, acrecentou uma novidade. Explicou aos presentes como se posicionava politicamente e porquê. O Presidente revelou que também ele era um filho de Abril. Porque partilhava dos valores? Porque defendia aquilo ou aqueloutro? Não, caro Marquês. Porque os seus pais fazem ambos anos no mês de Abril!
Coisas incríveis se ouvem nos tempos modernos!

Respeitosamente;


Maria Henriqueta Branco de Menezes
Baronesa de Pomarinho

Sem comentários: