2008/04/15

GERIR O EMBUSTE


Ontem ao fim da tarde, a RTP realizou um directo a partir da baixa de Sacavém sobre as cheias que afectaram a cidade no passado dia 18 de Fevereiro. Além da entrevista aos lesados, tiveram lugar mais três pequenas entrevistas, uma ao Vereador João Pedro Domingues, em nome da maioria que governa a Câmara, uma ao Vereador Paulo Guedes da Silva, em representação do PSD, e uma ao Vereador José Manuel Abrantes, em representação da CDU. Tudo certo, foi dada voz ao poder e à oposição. Tudo clarinho ou quase.

Não me perderei em considerações sobre as razões das quezílias internas no PSD local. É um assunto, como dizem os políticos educados, interno no qual não me imiscuirei. Contudo se as dinâmicas internas pouco me interessam, não fico indiferente à prestação política desse partido.
Quem tenha visto a reportagem de ontem ficará com a sensação que em Loures o PSD é oposição e não poder, e que sobre o assunto visado, as cheias, tem tido uma intervenção em registo oposicionista às práticas da maioria socialista. Puro embuste.

Na Câmara Municipal de Loures, o PSD assegura a maioria absoluta ao PS, onde possui responsabilidades executivas, caucionando-lhe a actividade e acção políticas.

O PSD é poder em Loures, logo é politicamente corresponsável pelos actos de gestão.

Na Assembleia Municipal, quando a maioria socialista foi alvo de críticas à sua acção face ao problema das cheias, a defesa mais acalorada e veemente veio da bancada social-democrata.

Em 2009, o PSD surgirá nos boletins de voto apenas com uma sigla. Perante a sigla os eleitores terão o seu momento de avaliação de acção política e de proposta. O que terão de avaliar é o comportamento político efectivo do PSD e não as suas dissidências. Do ponto de vista prático o PSD chegará às eleições, não com um capital de oposição, mas de poder. Por isso devem ser julgados. As boas intervenções e intenções isoladas, não alteram o apoio prático dado pelo PSD ao PS durante este mandato. A face de oposição é um embuste, porque é negado pela acção política concreta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tas te a esquecer de uma coisa, é que esse eleitorado social democrata caso nao esteja satisfeito com o psd, vai votar ps nas proximas eleições toda gente sabe isso.Esse eleitorado nao consegue votar a esquerda

Anónimo disse...

Mas o PSD ñão se entende, todos querem poleiro.