2008/04/15

NA CASA DO VIZINHO IX




Reflexão XXIII - Para quando o metro até Loures?



"Hoje acordei, saí de casa, apanhei o autocarro e fui até Lisboa... Durante o meu percurso, dei por mim a olhar várias vezes para o relógio, a ver o tempo passar e a pensar que nunca mais chegava ao Campo Grande.
Depois de muitos olhares pelo vidro da frente, pelo esquerdo e pelo direito, lá pus o pé fora do autocarro, verificando que, de Loures até à estação terminal, tinha demorado nada mais, nada menos do que 45 minutos...
Efectivamente, sou uma pessoa que valoriza imenso os transportes públicos, não só porque não posso usufruir de um carro, a tempo inteiro, mas também porque, a meu ver, se todas as pessoas deixassem os seus carrinhos à porta de casa (ou, simplesmente, passasse a existir apenas um carro por família) o ambiente tornar-se-ia muito menos poluído e, por conseguinte, mais agradável.
Por isso, na minha opinião, não é razoável que Loures seja o único corredor de acesso à capital que não tem um meio de transporte de ferrocarril. Da mesma forma, não é aceitável que o aeroporto da Portela ainda não tenha ligação directa ao metropolitano. Mas, ao que parece, já estão a ser dados os primeiros passos para resolver esta segunda situação... por outro lado, no que toca ao nosso concelho, a situação parece-me estar, ainda, estagnada.
De facto, a construção de uma linha ferroviária, em Loures, só nos traria benefícios. Vejamos: se juntarmos as mais-valias advindas da requalificação urbana subsequente a esta obra, aos impactos positivos ao nível do ambiente (o metro utiliza energias "limpas"), da economia da economia (preservação da rede viária) e da sociedade (diminuição do tempo de deslocação entre Loures e Lisboa), fácil se torna apreender a urgência deste projecto.
Dos estudos até agora realizados, regista-se que são efectuados 4,9 milhões de viagens diárias na Associação Metropolitana de Lisboa (AML), das quais 18% são originárias do corredor de Loures.
Se este projecto for, como dizem, para a frente, o percurso entre Loures e Odivelas durará entre 10 a 15 minutos (mesmo em hora de ponta) e só mais uns poucos minutos até Lisboa. Tudo isto, claro, utilizando somente transportes públicos: a melhor garantia de qualidade e rapidez para utentes e moradores das/nas áreas de intenso tráfego rodoviário, que só assim reduziria a intensidade."

Catarina Duarte

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Marquês. Obrigada pela divulgação da nossa reflexão semanal. Aproveitamos para o convidar (e a tua a sua família) para estar connosco, no seu palácio, no dia 22 de Abril, das 09:30 às 12:00 para debater o futuro cultural da cidade de Loures. mais informações em lourescriativa.blogs.sapo.pt. Combinado?

Loures Criativa

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

Obrigado pelo convite, sendo certo que lá estarei, ainda que não me possam ver. Sou de outro tempo e vivo nas paredes do edifício que vos acolherá. Aliás, fico muito satisfeito que o Palácio vos seja útil, porque ele também é vosso.
Continuarei a acompanhar o vosso trabalho através da visita regular ao vosso Blog, que está cada vez mais interessante e bem conseguido. Estão a dar passos muito interessantes na vossa formação, sobretudo como cidadãos. Seguramente já aprenderam muito. Hoje, conhecem assuntos e pensam em coisas, sobre as quais nunca haviam pensado. Tão importante como a aquisição de conhecimento teórico e técnico, que se obtém na escola, é a aquisição de um espírito crítico e atento em relação àquilo que nos rodeia.
Obrigado pelo vosso trabalho.

O Marquês

Anónimo disse...

Metro? fica mais fácil chegar à Feira Popular (Loures).

Anónimo disse...

SOU A FAVOR DO RACIONAMENTO DO PÃO COMO NA EX. URSS. E TB SOU A FAVOR DE ACABAREM COM ESSA COISA QUE DÁ PELO NOME DE ELECTRODOMÉSTICOS, COMO EM CUBA. ISSO SIM, É QUE ERA "COLIDAD" DE VIDA. AGORA METRO DE LRS A LX, PARA QUÊ? DEVIAMOS ERA ANDAR TODOS A DE TRABANT, UNS 10 DENTRO DE CADA CARRO. QUEM SABE UM DIA PODEMOS IR DE FOGUETE ATÉ LX. JÁ AGORA NÃO SERIA MAIS SENSATO COMEÇAR A CRIAR RIQUEZA DO LADO DE CÁ E FIXAR AQUI AS PESSOAS EM LRS NOS SEUS POSTOS DE TRABALHO?

Anónimo disse...

Essas jovenszinhas, ja fizeram uma entrevista ao presidente mentiroso e aldrabao carlos teixeira, nao sei se aperceberam daquilo que ele é
Tecnicamente o Metro vai chegar até Loures, neste caso a moscavide pronto e não é graças a esta camara municipal, mas vão se tentar aproveitar, o metro vai chegar ao aeroporto e moscavide por isso tecnicamente ele chegou a loures, mas so tecnicamente claro,porque na realidade termina no concelho de Loures