2008/04/30

O BALDE DA COLA OU DESCASCANDO A CEBOLA




«Quando é importunada com perguntas, a recordação assemelha-se a uma cebola, que quer ser descascada, para que possa vir à luz aquilo que é legível, letra a letra: raramente de forma unívoca, muitas vezes como escrita em espelho. A cebola tem muitas camadas. Mal é descascada, renova-se. Cortada, provoca lágrimas. Só ao descascá-la fala verdade. O que aconteceu antes e depois do fim da minha infância, bate à porta com factos e decorreu pior do que o desejado, quer ser contado às vezes assim, outras de maneira diferente e desencaminha para histórias de mentira.» Günter Grass

Mais uma Assembleia Municipal, mas uma miríade de extraordinárias revelações. É sempre assim, nem o Cirque du Solei no passeio marítimo de Algés consegue arrancar tantos esgares de espanto. Desta feita, o Presidente da Junta de Freguesia de Loures, João Nunes Dr., socialista, partilhou com estas paredes o seu passado Marxista-leninista. Revelou que também ele na sua juventude se deixou seduzir pelos ideais do Comunismo, chegando a engrossar as fileiras da organização de juventude do PCP. Nessa altura acreditaria em tudo! Nos amanhãs e nos anteontens e talvez até nos até logo das sociedades humanas. Disposto a tudo, deu-se de corpo e alma à causa. O seu brilho intelectual e justeza dos ideais deixavam-no antever um futuro radioso. Mas o sonho rapidamente se desfizera no dia em que, numa atroz manifestação de estalinismo puro e duro, daquele mesmo muito gelado, mais gelado que a rampa de plástico junto ao Loures Shopping, lhe deram um livro de rifas para vender. Ignomínia, um livro de rifas! Mas não seria preciso ninguém para redigir as teses ao próximo congresso? Uns textinhos para o avante ou um comunicadozinho. Vender rifas!? Neste momento deu-se a insanável ruptura ideológica. O sonho ruiu ao mesmo tempo que aumentava um temor. As rifas eram apenas a primeira fase de um percurso de repressão, perspectivava-se já no horizonte o inevitável balde de cola e um rolo de cartazes. Era o momento para a fuga. Safa!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ui, ui, bela peça. Há gente mazinha naquela AM, mas o Presidente da Junta de Freguesia de Loures destaca-se pelo seu estilo troculento. Claro que raramente ouvimos falar o Presidente da Junta de Fanhões, que creio ser bem melhor!

Anónimo disse...

Mudou-se para o PS e revelou-se. Aliás, em bom rigor não tem nada de socialista. É muito dificil encontrar alguém socialista na bancada do PS. Ainda ontem, no debate sobre o Hospital, o PS ultrapassou o PPD pela direita.

Anónimo disse...

João Nunes veste a pele de democrata, mas de socialista não tem nada, é um Facho, quem nao se recorda dos sentimentos de xenofobia demonstrados na revista Municipal loures a proposito da zona das urmeiras.Quanto ao presidente da Junta de Fanhões, é uma autentica Besta.

Anónimo disse...

Eles tem um contrato programa para o hospital....
Eu tenho um Cagograma para os deputados Municipais do PS
A gestão PS é um Incompetentograma completo
João Nunes,e Antonio Emidio são duas Bestagramas do concelho de Loures....
Ass. Arrogante Baldonete