2007/03/23

RÁPIDAS E DIRECTAS


O AUTOCARRO FANTASMA

Há anos atrás, o então Vereador do Ambiente da CM Loures, levou à reunião de Câmara uma proposta de Protocolo com a Valorsul, que viabilizava um incremento significativo da actividade do Parque Urbano de Santa Iria e do seu Centro de Educação Ambiental. Era trave mestra dessa estratégia e desse acordo, a aquisição de um autocarro, MOVIDO A ENERGIAS ALTERNATIVAS (poderia ser gás, biodiesel, ou qualquer alternativa aos combustíveis fósseis) que seria usado quer pelo Parque Urbano, quer pela Valorsul. O Protocolo aprovado por unanimidade fixava, entre outras coisas os dias em que cada entidade utilizaria a viatura.
Mais de três anos depois o que foi feito da decisão tomada?


1. Foram precisos mais de 3 anos para o autocarro ser adquirido;
2. A viatura adquirida não cumpre os termos do acordo - é locomovida a gasóleo;
3. Adulterou-se uma decisão do órgão Câmara, sem que esta tenha sido informada ou tenha tomado uma nova deliberação. Quem terá tomado a decisão individual que se sobrepõe à colectiva ? Porque é que ninguém questiona a coisa ?
4. Houve inauguração do autocarro (ver notícia abaixo) com pompa, padre e circunstância, mas deve ter sido mal abençoado, porque o autocarro não existe, ninguém sabe dele;
5. Em especial, as escolas do Concelho que foram convidadas a marcar viagens de autocarro, vêem as suas marcações sucessivamente desmarcadas, embora continuem a ser aceites marcações pelas mesmas escolas para poucos dias depois, para de seguida serem de novo desmarcadas na véspera da viagem. Um verdadeiro e descarado embuste;
6. Não se trata portanto de nenhum presente. Trata-se de um acordo, que nem sequer está a ser respeitado por ninguém;
7. Fonte da IVECO já confirmou que o autocarro, apesar de ter estado 3 anos em aquisição, tem um grave problema no sistema eléctrico e não se prevê que em breve possa circular;
8. De resto, nem consta na Direcção Geral de Viação, qualquer autorização para que tal veículo transporte passageiros;



COM AS BOTAS DO MEU PAI TAMBÉM EU SOU UM HOMEM


O Boletim Loures Municipal, o PRAVDA cá da terra, como órgão oficial de propaganda do Presidente da Câmara e ajudantes, informa que haverá um investimento na renovação da frota de recolha de resíduos. Mas é mentira.
Haverá novas viaturas, mas vão ser oferecidas pela Valorsul. Aliás, a Valorsul vai oferecer viaturas novas a todos os municípios que integram o sistema.

Assim, para que saiba, divulgue e desminta, o Boletim Loures Municipal e quem o escreve e cauciona mente.


DIZ-ME COM QUEM ANDAS...


O Presidente da Câmara Municipal tem uma fidelidade que honra, não se lhe conhece outra assim. É do Sporting. Sempre foi, sempre será, nada o demoverá. Assim mesmo é que é. Porém, ultimamente tem sido espectador assíduo dos jogos do rival Benfica. A convite do seu amigo de longa data, Luis Filipe Vieira, foi recentemente a Paris, onde o Benfica defrontava o PSG. E lá foi o nosso Presidente vibrar com o “seu”… Benfica! Este estreitar de relações entre o nosso Presidente da Câmara Municipal e o Presidente do Benfica será seguramente apenas uma manifestação de fair play desportivo. No entanto, como está na moda dizer, fica aqui um registo de interesses para mais tarde recordar.


1. Luis Filipe Vieira foi uma das figuras proeminentes do Grupo Obriverca;
2. O Grupo Obriverca tem, na região de Lisboa, uma particular apetência por urbanizar tudo o que são antigas unidades industriais, militares, etc.;
3. O Quartel de Sacavém, já foi abandonado pela tropa e deve estar em processo de alienação. O interesse que possa ter para um urbanizador vai depender do que a Câmara Municipal de Loures, ou melhor o seu Presidente, permitir que se faça a seguir.



Sem comentários: