2007/03/18

MAR MORTO

Imagem de satélite do Vale do Jordão e Mar Morto


O Mar morto situa-se no médio oriente e abrangendo territórios da Cijordânia, Israel e Jordânia É em rigor um lago interior, que é alimentado pelo rio Jordão, que nele desagua. Tem uma área aproximada de 1000 km2. Deve o seu nome corrente ao elevado teor de salinidade das suas águas. O Mar Morto é cerca de 10 vezes mais salgado que os restantes oceanos da terra, não sendo um lago de água doce como é comum nos lagos interiores. O Mar Morto não tem vida marinha nem flora, sendo um ambiente hostil ao desenvolvimento e fixação de espécies aquáticas. O Mar Morto é também a maior depressão da crosta terrestre, actualmente a sua superfície encontra-se a cerca 420 metros abaixo do nível médio do Mediterrâneo.
A designação de Mar Morto utiliza-se desde o século II, sendo possível encontrar referências a outras designações ao longo da história. Mar Salgado, Mar de Lot, Lago de Asfalto ou Mar de Arabá.
A sua superfície tem-se reduzido drasticamente nos últimos anos. Essa redução deve-se sobretudo às captações intensivas no rio Jordão, a principal fonte de água potável da região. Para contrariar esta tendência, Israel equaciona a construção de um canal que ligue o Mar Morto ao Mediterrâneo e ao Mar Vermelho, alimentando-o por essa via.

Representação do Mar Morto, Séc XIV

1 comentário:

Anónimo disse...

"Homem algum sabe contar a história completa."
anónimo - Manuscritos do mar Morto

Maria CC