2008/02/29

CRÓNICA DE DOURES




"Caro Primo

Tenho lido com assiduidade os relatos do que vê, lê ou lhe contam. São deveras impressionantes muitas das coisas que descreve. Coisas fantásticas que me trazem à memória outros acontecimentos passados, que conheço por testemunho de gentes locais, mas também por experiência vivida nos tempos em que por lá andei em campanhas civilizacionais e guerras contra os bárbaros.

Num concelho denominado Doures, talvez por ter sofrido muito nos anos negros do fascismo, quando metade da população não tinha água canalizada, ou electricidade e os esgotos corriam em valas pelas ruas de poeira no verão e lama no inverno, o povo pagava impostos e não via obras. Veio uma revolução e mudou o país. Em Doures, a população resolveu organizar-se para formar uma Câmara de homens bons que lhes resolvessem os problemas. Disseram eles que estavam dispostos a continuar a pagar impostos mas queriam que a Câmara fizesse as obras necessárias, lhes construísse as escolas que não tinham, os parques infantis, os centros de dia para os idosos, e a electricidade tal como a água chegasse a todas as casas. Uma meia dúzia de homens bons aceitou o desafio e organizou uma Câmara nova de acordo com o espírito da Revolução e vontade do povo. Os homens bons compraram contentores para recolher o lixo, e deram emprego a trabalhadores que faziam a recolha e varriam as ruas. O trabalho era duro e demorava muito tempo. Então os homens bons compraram camiões que recolhiam o lixo em quatro horas. Sobrava agora mais tempo para varrer as ruas e ainda fazer alguns pequenos trabalhos de conservação das valetas. Os homens bons viram que o dinheiro que recebiam da população chegava para fazer mais coisas e admitiram mais trabalhadores para as obras. Os camiões ainda tinham tempo para transportar os trabalhadores e os materiais. Os homens bons que também ajudavam a orientar os trabalhos estavam sempre a dialogar com a população para perceberem quais os trabalhos mais prioritários e a forma de melhor gastar o dinheiro que o povo lhes tinha confiado. Quando os moradores os viam na rua por onde andavam constantemente e lhes exigiam novas obras eles punham-nos a discutir para que todos participassem nas decisões do que fazer e dos dinheiros disponíveis para o efeito. Duma dessas discussões alguém alvitrou que se a Câmara distribuísse materiais os próprios moradores poderiam, nos fins de semana, ajudar os trabalhadores da Câmara. Assim com pouco mais de despesas a Câmara e moradores passaram a fazer muito mais obras. Fizeram esgotos, canalizações de água, redes de electricidade, parques infantis e creches para as crianças e aumentaram o número de escolas. Parecia milagre que, com tão poucos trabalhadores e tão pouco dinheiro, se fizesse tanta coisa. As exigências da população aumentavam. Era preciso fazer obras muito maiores para as quais a Câmara não estava preparada. Os homens bons reuniram e depois de muito discutir resolveram propor ao povo que o dinheiro que davam para as obras fosse também para admitir técnicos para fazer projectos. Uma comissão de moradores que estava a fazer uma ponte sobre o rio disse logo que, com o dinheiro pago ao técnico, compravam mais ferro para a ponte ficar bem forte. Contudo os homens bons conseguiram demonstrar que o dinheiro gasto no técnico era bem empregue porque as obras sairiam mais bem feitas e mais económicas. E de facto assim foi. O mesmo se passou com a compra de algumas máquinas que passaram a fazer o trabalho de vários homens. Com as máquinas vieram os manobradores. As Obras feitas pela Câmara e moradores duplicaram. Feitas as contas estavam mesmo a sair mais baratas. Com o mesmo dinheiro da população fazia-se quase o dobro das obras. No entanto novas necessidade surgiram. Com as obras que a Câmara passou a fazer, aumentou o trabalho administrativo. Os camiões ou as máquinas quando avariavam e o motorista não era capaz de as reparar tinham que ir a uma oficina. Mas gastava-se muito tempo e dinheiro. Os homens bons mais uma vez reuniram e depois de fazer muitas contas concluíram que se montassem uma pequena oficina as máquinas seriam regularmente assistidas sem grandes interrupções dos trabalhos e as despesas não aumentavam tanto. O número de trabalhadores de apoio às obras aumentou mas feitas as contas o custo das obras não aumentou porque todos estavam a trabalhar para as obras directa ou indirectamente e o resultado final era melhor. Mas as necessidades não pararam e veio a colocar-se um problema novo. Os trabalhadores exigiam, tal como a população, melhores condições de trabalho. Novamente os homens bons reuniram ouviram os representantes da população e dedicaram uma parte do dinheiro do povo para a construção de um refeitório e para admitir uma cozinheira.
Com todas as viagens que tinham que fazer, os homens bons acharam que era justo que uma pequena parte do dinheiro do povo fosse desviado das obras e servisse para comprar um pequeno carro, barato e económico, para a sua utilização nas deslocações ao serviço do povo. Assim propuseram e assim foi aceite não sem algumas contestações. Contudo as obras continuavam a aumentar e como toda a estrutura municipal estava dirigida para fazer obras, feitas as contas o mesmo dinheiro, davam para mais obras. O ritmo era extenuante e os homens bons começaram a ficar cansados. Reuniram o povo e disseram que queriam ser substituídos por outros que merecessem igual confiança do povo. E assim foi . Escolhidos outros foram mudados alguns métodos de trabalho. Acharam os novos homens bons que se perdia muito tempo a consultar o povo e ainda por cima o povo muitas vezes contrariava a sua opinião. Apesar de reduzirem as deslocações para orientar as obras e confirmar as opiniões do povo, ou pedir a sua participação, acharam que o carro onde se deslocavam não tinha a dignidade suficiente para a sua posição. Deixaram de realizar algumas obras e, com esse dinheiro, resolveram comprar um carro novo, de muito melhor qualidade, para seu próprio serviço. Os consumos de gasolina foram também mais elevados o que obrigou a reduzir mais umas obras. Uma vez adquirido o carro novo concluíram também que os seus gabinetes precisavam de ser melhorados. Alteraram então o Plano de Actividades retiram mais umas obras e compraram novo mobiliário e uns quadros, para decorar as paredes. Viram também que era incómodo utilizar uma só fotocopiadora e compram uma para cada um. Novamente o Plano de Actividades foi alterado e reduzidas mais umas obras. Os trabalhadores da Câmara começaram a dar indícios que tinham pouco trabalho, por falta de dinheiro para materiais e, os novos homens bons, resolveram mudar-lhes algumas funções passando-os para tarefas administrativas. Aumentaram-se as instalações para acolher os trabalhadores que passaram a estar mais tempo nas instalações e menos tempo nas obras. Aumentaram as despesas de instalações e mais obras tiveram que ser reduzidas. Como foram reduzidas mais obras por não haver dinheiro para comprar os materiais novos trabalhadores foram transferidos para as instalações em Doures. Como os novos trabalhadores agora administrativos, já não cabiam nas instalações alugaram-se outras em vários locais da cidade.
O dinheiro que o povo pagava já não chegavam para as despesas com pessoal, das instalações, dos telefones, da gasolina dos automóveis dos novos homens bons, do papel que as fotocopiadoras gastavam, apesar de não haver obras a fazer. Os trabalhadores das obras passaram a fazer de contínuos para transportar papeis entre as várias instalações, outros passaram a limpar as instalações que eles próprios sujavam. Mesmo assim o dinheiro não chegava. Os homens bons pediram dinheiro emprestado ao banco. As despesas aumentaram agora para pagar os juros. Novas obras foram retiradas do Plano de Actividades. Alguns amigos dos homens bons, que tinham oficinas e empresas de construção sugeriram que a Câmara despedisse o pessoal das obras e que passasse a encomendar os trabalhos a eles. As obras passaram a ser mais caras, pois era preciso pagar o lucro dos amigos, os trabalhos mais demorados, pois os amigos tinham também outras obras que tinham prioridade. Novos empréstimos foram pedidos e as encomendas de obras foram anuladas para pagar os empréstimos anteriores. Os homens bons preocupados, com a possibilidade de perderem a confiança do povo, decidiram alterar a sua estratégia. Deixaram de fazer obras e com esse dinheiro poupado, encomendaram campanhas de publicidade e passaram a realizar espectáculos para alegrar o povo descontente. O povo de Doures continuava a pagar, mas agora em vez de obras tinha publicidade e espectáculos. Se muitos estavam contentes por ir a espectáculos que julgavam que não pagavam, outros criticavam cada vez mais. Os homens bons tiveram então novas ideias. Foram falar com os amigos urbanizadores e fizeram com eles um novo acordo. As urbanizações aprovadas seriam aumentadas, onde se tinham autorizado mil fogos, passariam a construir dois mil, e o lucro assim obtido seria dividido, um terço para os urbanizadores, outro terço para eles e o restante para fazer as obras que a Câmara tinha deixado de fazer. Voltaram a ser feitas obras mas agora feitas pelos urbanizadores. Parecia que a solução tinha ido ao encontro de todos. Todos estavam felizes e o povo contente por ver novamente obras. Esta solução tinha ainda a vantagem de muita gente julgar que muitas das obras eram para o povo quando na realidade era para serem vendidas aos que compravam os fogos das urbanizações. Mas entretanto surgiram novos problemas. A construção era tanta que eram precisas mais escolas, mais creches, mais estradas. Algumas foram feitas mas, depois de algum tempo precisaram de ser arranjadas e não havia dinheiro. As estradas foram ficando esburacadas. O trânsito aumentou e os engarrafamentos também.
Vieram as chuvas mais fortes e com elas as cheias, pois as linhas de agua tinham sido ocupadas com construção. Por vezes faltava novamente a água e a electricidade. Os esgotos já não chegavam e transbordavam para as ruas e para os rios. Então algumas pessoas do povo, as mais velhas, lembraram-se dos tempos antigos, do início desta história.
Talvez por isso Doures não mudou de nome como se chegou a admitir.”

Cumprimentos e estima pessoal;

Conde de Matacães"

Pela primeira vez dou a conhecer uma missiva do meu preclaro primo, o Conde de Matacães, visita assídua do Palácio. Cabe, antes de mais, esclarecer que o título do meu caro primo não advém de qualquer abjecta guerra contra os nobres animais fieis amigos, mas do facto das suas possessões se localizarem na digna terra de Matacães, próximo de Torres Vedras, famosa por se ter associado em tempos na luta contra os bárbaros infiéis.

8 comentários:

Anónimo disse...

Alice no País das Maravilhas.
Tudo muito bom, tudo muito mau, deixemo-nos de extresmismos. Sejamos realistas. Nem tudo foi maravilhas, pensem nas golpadas e protecionismo do Tantas Ferreiro, do Fevereiro e ....., que levou à queda do poder Comunista em Doures.
Agora não estamos melhor é evidente que os "socialistas" se vão enchendo, com todas estas negociatas, o dinheiro "evapora", concordemos, mas resta-nos pouca moral, fizemos o mesmo, embora com mais moderação. Tivemos excelentes oportunidades, perdemos e não é com este espirito que voltaremos a ganhar, seja o que for. Lamento que o futuro nos leve por aqui. Abram os olhos, o muro já não existe, o Fidel ficou para trás sinceramente acham que Doures pode resistir ?. Vamos combatê-los, mas com as armas deles, ou não iremos a lado nenhum. Não serei nunca o profecta da desgraça, move-me unicamente o humanismo realista. Deixem de olhar para trás, há tantos motivos actuais: a miséria, as cheias, a segurança, a degradação urbana, as actuais negociatas com as zonas verdes, o modelo de desenvolvimento, a revisão do PDM, etc. Deixem-se de lamurias, COMBATAM.

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

Meu caro

Obrigado pelo seu comentário.
Saltando por cima de algumas das suas considerações, comentarei o que me parece mais relevante.
O passado é sempre um lugar distante, mas cuja visita periódica pode ser muito útil quando se pretende fazer futuro.
Do passado, do passado mais distante, pode-se recolhe a boa prática que foi a mobilização dos cidadãos em torno da resolução dos seus problemas. Isso é positivo e tem lugar no futuro.
Também do passado, uma determinada filosofia de exercício do poder, o poder pelos e para os cidadãos, é algo determinante para se voltar a fazer futuro.
O que em concreto se fez e como se fez pode ser alvo de críticas múltiplas, mas sempre com o cuidado da referência histórica e, sobretudo, dos seus condicionantes específicos.
É impossível agir sem errar! Direi mesmo que existe uma relação entre acção e erro.
Quanto ao método de alcançar o poder ("as armas deles"), importa dizer o seguinte; as armas deles são a mentira, a demagogia, o compadrio, o interesse mesquinho e pessoal e o caciquismo. Lutar com essas armas é subverter inexorávelmente os objectivos. As armas de o posição devem ser opostas. As armas justas devem ser a verdade, a proposta, o projecto e a participação cidadã.
Não sei bem o que é o humanismo realista que advoga, pode ser algo de bom, mas também pode ser uma contradição nos termos, uma espécie de quadratura do círculo. Se me o pudesse explicar, agradecia.

Obrigado

O Marquês

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

Faltou-me uma consideração. Espero que o seu apelo ao combate o inclua. Espero que também combata e que não ache que esse é apenas um dever de terceiros.

Anónimo disse...

Não se zangue homem !
Acha que se não fosse um combatente (de longa data) me dava ao trabalho de ler o seu blog, caro Marquês?
Humanismo Realista ?.
Veja-se Raul Proença, por exemplo. Além de outros.
Quanto ao resto, deixe. Tomarei conta disso.

Anónimo disse...

Quanto ao seu programa político, e depois de reabilitar o valor do «político», distinguindo-o do «técnico», por caber àquele a nobreza da capacidade sintética e coordenadora, e por se não governar um país «como quem gere uma empresa ou uma roça», preocupou-se em defender um socialismo que se realiza dentro da ordem e dos métodos democráticos, nomeadamente no seio do parlamentarismo, nunca reconhecendo ao Estado qualquer poder absoluto sobre o indivíduo, razão por que repudiou o conceito de vontade-geral de Rousseau, por se sobrepor ao juizo individual de «cada um». O seu socialismo pugnava por uma intervenção progressiva e não abrupta e violenta do Estado na regulamentação das actividades, para pôr termo à anarquia económica e estabelecer uma maior justiça distributiva, não vendo na propriedade um direito absoluto, pois que exigia uma regulamentação que lhe retirasse o carácter soberano e irresponsável, impedindo-a de colidir, como tantas vezes sucedia, com o valor ético da personalidade e, consequentemente, com o maior bem da comunidade.

Pedro Calafate a proposito de Raul Proença

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

Meu caro

Não me zango com essa facilidade, até porque retiro grande prazer do debate.
Quanto ao Raul Proença, definiu-se a si mesmo como idealista e realista. O Realismo idealista não me é desconhecido enquanto posicionamento filosófico face à sociedade e à acção, mas nada no seu texto me pareceu uma análise e/ou proposta que se enquadrasse nesse movimento. Também eu entendo que é fundamental ter sempre a realidade como base para a acção, funcionando o idealismo como orientação de conteúdo da mesma, visando sempre a prossecução de uma realidade melhor.
Se assim se define você, fico satisfeito.

Obrigado

O Marquês

Anónimo disse...

Pode não parecer, mas é.
A realidade de nós seres Humanos (Oh! Manos!)idealizemos e vamos. O passado pode servir de lição ou livro de consulta, mas nunca de orientação. A realidade temo-la, resultado de acções passadas, a condição humana foi-nos dada (ou conquistada?)à milhares de anos, resta-nos o ideal e diria "aqui é que a porca torce o rabo". cada vez mais vamos olhando para o umbigo e pensado no último modelo de qualquer inutilidade, que nos apresentam como essencial, por um preço "incrível". Na confusão das "ofertas inacreditaveis", resta-nos pouco tempo para idealizar. Infelizmente. Assim parece que vamos morrendo. Recuso-me a acreditar. Vejam o movimento dos professores!. No mínimo será uma "pedrada no charco" (melhor, no pântano de águas estagnadas, mal cheirosas e doentias).
Unamo-nos e salvemos o país.

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

No que respeita ao movimento dos professores, vejo a situação de um modo mais complexo.
Entendo que a insatisfação dos professores é plenamente justificada, seja porque muitas das últimas medidas do governo os atinge de forma concreta, mas sobretudo porque do ponto de vista simbólico, o governo os transformou, injustamente, no bode expiatório do mau funcionamento do sistema de ensino. Por outro lado, transparece das acções do governo, um objectivo economizador invés de reformador.
O sistema de ensino, objectivamente, tem deficiências graves de funcionamente que afectam a sua necessária eficácia. O governo sabe isso, como qualquer cidadão minimamente informado sabe, razão pela qual se lançou numa fúria "reformista" de agenda marcadamente liberal. O modo aguerrido como o fez, a par da ausência de um projecto reformador progressista, responsabilidade dos sectores políticos e sindicais de esquerda, acossaram a oposição às medidas do governo para uma trincheira defensiva.
A mobilização assim "é contra" e não "por". Sem dúvida que os professores carecem de ser avaliados de forma justa, sem dúvida que os professores se devem dedicar à escola que é o seu trabalho e não a explicações particulares em horas que são pagas pela escola, sem dúvida que os currícula carecem de actualização, sem dúvida que as escolas necessitam de autonomia funcional, mas apesar de não existirem dúvidas, os caminhos escolhidos pelo governo não são os melhores.
Existe um dever de proposta dos sectores que contestam as medidas anunciadas, mas nunca por nunca as propostas devem ser corporativas.