2008/02/28

MARCHA DA INDIGNAÇÃO




Imagem retirado do blog anterozoide

Seguindo a promessa que aqui deixei, tentarei abordar hoje o modo de organização e gestão das escolas.



Actualmente os jardins-de-infância (JIs), as escolas do 1º, 2º e 3º ciclos estão organizadas em agrupamentos, cuja escola sede é sempre uma escola básica 2, 3 (2º e 3º ciclos) que agregam os JIs e escolas EB1 (escola básica do 1º ciclo) de uma determinada área geográfica.
No nosso concelho existem 13 agrupamentos que oscilam entre os 450 e os 2 000 alunos e entre 4/5 escolas e 15/20 escolas.
Cada agrupamento tem uma gestão única (Assembleia de Escola, Conselho Executivo, Conselho Pedagógico e Conselho Administrativo).
As escolas secundárias têm os mesmos órgãos, mas não funcionam como uma única unidade.
A Assembleia de Escola é composta por docentes, funcionários auxiliares e administrativos eleitos pelos seus pares, representantes dos pais, das autarquias e, eventualmente de outras forças da região.
O Conselho Executivo (Presidente e Vices Presidentes) é eleito por todo o pessoal da escola/agrupamento e por representantes dos pais.
O Conselho Pedagógico é composto pelos representantes dos vários departamentos da escola/agrupamento, por representantes do pessoal auxiliar e por representantes dos pais.
O Conselho Administrativo é um órgão técnico composto pelo Presidente do CE, por um Vice Presidente e pelo Chefe dos Serviços Administrativos.

Com o novo modelo de administração e gestão recentemente aprovado em Conselho de Ministros os órgãos serão os seguintes:

Conselho Geral – composto por docentes e não docentes, pais, autarcas e, eventualmente, representantes das forças sociais, económicas e culturais da região. Terá até 21 elementos. Os representantes da escola (Docentes e não docentes) não podem exceder os 50%, ou seja 10 elementos.
É este o órgão que irá escolher o Director Executivo, de entre os candidatos que poderão ser docentes da escola de fora da escola, que se proponham para o lugar.
Director Executivo – Escolhido pelo Conselho Geral, sem a consulta aos professores e pessoal auxiliar e administrativo.
Conselho Pedagógico – terá praticamente a mesma composição do CP anterior, mas os seus elementos são designados pelo Director Executivo.
Conselho Administrativo – mantém a composição do modelo actual.

As principais diferenças destes dois modelos são:

A perda da escolha directa do principal actor da gestão das escolas. A escolha do director passa a ser decidida pelo Conselho Geral onde a autarquia e os pais têm a maioria dos elementos.
O órgão executivo passa a ser unipessoal deixando a colegial idade.
Os órgãos intermédios da escola (coordenadores de departamentos, coordenadores de escola) passam a ser designados pelo Director, deixando de ser eleitos pelos pares.

Os argumentos para defenderem este novo modelo são de que é necessário abrir as escolas à comunidade e de que é importante fortalecer as lideranças.

Resta dizer que não há notícia de o modelo actual ter sido alvo directo de avaliação, não sendo possível afirmar que não cumpria os objectivos anteriores.

O relatório da Avaliação Externa efectuada a 100 escolas/agrupamentos no ano lectivo de 2006/2007, publicado na página do Ministério da Educação, revela que 83% das escolas tem uma boa e muito boa liderança, sendo apenas 1% (uma escola) que teve insuficiente neste item de análise.
Os restantes itens em análise não revelam problemas graves, sendo a grande maioria das escolas/agrupamentos considerados como bem organizados, com uma boa capacidade de análise e tentativas de resolução de problemas.

ESTARÃO OS AUTARCAS E PAIS MAIS PREPARADOS PARA ESCOLHER QUEM DEVE DIRIGIR A ESCOLA DO QUE OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS QUE AÍ GASTAM OS SEUS DIAS?

6 comentários:

Anónimo disse...

É SÓ FACILIDADES NA EDUCAÇÃO SEM RIGOR.

Anónimo disse...

Entende-se, porque este é país, na sua maioria (ps) composto por burros com aspirações a doutores.

Anónimo disse...

O bastonário quis defender e agrdar ao ps defendendo em relação ao proc. casa pia e agora quem tem um processo é ele. Boa!

Anónimo disse...

A propósto, agora querem uma ORDEM para os psicologos, para a corja das assistentes sociais armadas em boazinhas, para tudo.
E a Ordem dos Empregados de Balcão? E a Ordem das varredoures do lixo? E A ORDEM das cabeleireiras? E a Ordem dos travestis? E .......

Anónimo disse...

MAS EM TOM SÉRIO, E A ORDEM ODS GESTORES? até as assitentes sociais querem uma Ordem, e os GESTORES?

Anónimo disse...

Assim todos teremos um BESTONÁRIO.