2008/07/17

O PRÍNCIPE



O Palácio recebeu através do serviço de Malaposta a seguinte missiva, que se publica. Obrigado ao autor pelo seu contributo.

As escolas de Loures acabam de ser distinguidas no conjunto das “forças vivas” do Concelho.

Por decisão ao mais alto nível, a representação do poder autárquico vai passar a ser feita nas escolas de Loures pelo Sr. Vereador da Educação Ricardo Leão, pelo seu assessor Dr. Alexandre Sargento e pelo Dr. Luís Filipe Melo.

Até agora, nas Assembleias de Escola (secundárias) e de Agrupamento (agrupadas do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos) a representação autárquica cabia, por delegação, às Juntas de Freguesia, que mais ou menos cumpriam o seu dever de presença e participação nas reuniões dos órgãos, mandando um representante seu.
Já agora diga-se que sempre foram as Juntas de Freguesia quem mais apoiou as escolas desde que a Câmara do Eng.º Carlos Teixeira é Presidente de Câmara.
A partir de agora, com a saída da nova legislação escolar, passam a ser três os lugares que a lei prevê para a representação autárquica nos “novos” Conselhos Gerais e não um.
E não é que a Câmara fechou a torneira da participação às Juntas, chamando a si essa representação daqui em diante!

Várias curiosidades são dignas de destaque nesta decisão.
Primeiro, o Sr. Vereador não tinha tempo para a ir a uma reunião destas que fosse, nem ninguém para mandar por ele. Agora promete que vai estar presente em todas elas, ele e a sua equipa em peso. Representação mais alta só se fosse do próprio Presidente da Câmara. Diz-se é por aí que o Sr. Vereador já faltou a pelo menos duas destas reuniões e ainda os órgãos estão agora a arrancar!

Outra curiosidade é que o Sr. Vereador acha que vai tirar protagonismo deste número, mas não sabe no que se está a meter. As escolas estão mortinhas para o apanhar lá sentado e tê-lo à sua frente, olhos nos olhos. Professores, empregados, alunos, pais, etc., esperam-no ansiosamente para o entalar com a falta de cumprimento de promessas e obrigações da Câmara, que até agora eram as Juntas ter de ouvir como “representantes do poder autárquico”. Ou o Sr. Vereador tem uma série de doces na manga para dar ou vai ser crucificado na primeira reunião e talvez já não vai às outras.

Outra curiosidade, é que a Câmara de maneira vergonhosa tirou o tapete às Juntas de Freguesia. Eram elas que mais ajudavam as escolas, até por estarem mais próximas e mais por dentro dos seus problemas, as Juntas faziam parte das Assembleias, tudo fazia sentido. Agora, as Juntas continuam com os mesmos protocolos de delegações de competências ou não, ajudando as escolas mas arredadas de estar no órgão em que se decidem o mais importante do seu funcionamento.

O Sr. Vereador, um príncipe que acha que pode vir a ser rei, parece que começa a acusar o aproximar das eleições. Precisa de aparecer e de mostrar que está vivo porque muitos desconfiam que não. Nem que para isso tenha de atropelar toda a gente pelo caminho.

Mas como é seu hábito, é capaz de sair o tiro pela culatra porque nem as escolas ou os munícipes são parvos e percebem quem é que faz e quem é que quer aparecer à mesa, nem as Juntas vão ficar mais afastadas das escolas e do protagonismo que têm agora.

Daqui por uns tempos o Sr. Vereador vai ter só mais uns toros de lenha para se queimar. A sua agenda preenchida em três turnos não o vai deixar estar presente como já prometeu nas reuniões de 7 escolas secundárias e de 13 agrupamentos, que arriscam a uma bonita conta como 100 reuniões por ano. Os munícipes cada vez mais representados nestas reuniões vão ficar com uma imagem mais nítida de quem ele é e do que vale (e se calhar mais lhe vale para a imagem faltar às reuniões que intervir nelas). E o seu sonho de trono pode ficar comprometido para sempre.

Resta saber como vão reagir as Juntas de Freguesia a esta invasão camarária das escolas e como vão mostrar à Câmara quem é que realmente trabalha nas escolas do Concelho.

Para o Sr. Vereador Leão não, mas se calhar para as escolas até acaba por ser bom.

2 comentários:

Anónimo disse...

Entradas de Leão...
saídas de sendeiro! Pois.

Anónimo disse...

No Agrupamento de Escolas nº1 de Loures a 1ª reunião do CGT decorreu no dia 16/7 e o senhor vereador faltou.
Começou bem...