2008/07/06

ANDAR À NORA




O Palácio recebeu através do serviço de malaposta o texto que se publica de seguida. Obrigado ao autor pela sua visita e pelo contributo.

Com os votos do PS, a Assembleia Municipal de Loures chumbou uma Moção apresentada pelo BE, que condenava a recente directiva sobre o retorno dos imigrantes na Europa.
Esta directiva foi aprovada, no passado dia 18 de Junho, pelo Parlamento Europeu. Apesar da divisão que se operou no seio do grupo socialista europeu, os eurodeputados socialistas portugueses, à excepção do Sérgio Sousa Pinto, votaram contra esta directiva.
A directiva aprovada confirma um caminho de endurecimento reaccionário da política europeia. Este caminho é exactamente o oposto daquele que é necessário trilhar. Tratar esfomeados como criminosos é um atentado aos direitos humanos. Ignorar que a imigração só se contém com o desenvolvimento dos países de origem é pura cegueira.
Em concreto, a directiva define regras europeias para o repatriamento de imigrantes não legalizados. Entre outras medidas, o Parlamento Europeu aprovou a detenção, até 18 meses, dos imigrantes não regularizados, pelo simples facto de procurarem melhores condições de vida, incluindo a detenção de crianças, ainda que por um período "tão breve quanto possível", à revelia de todos os direitos de protecção de menores.
Estabelece ainda a proibição dos imigrantes expulsos de regressarem à Europa, num prazo de cinco anos, o que reforça a crescente criminalização de que têm vindo a ser alvo.
Na Assembleia Municipal de Loures, o Partido Socialista chumbou a condenação destas medidas, fazendo o contrário daquilo que os seus eurodeputados fizeram. De forma clara, só o BE, que apresentou a proposta, e a CDU, que a apoiou, condenaram estas medidas.
Contudo, não acredito que o chumbo do PS resulte de um pensamento sobre este assunto. Acredito mesmo que nenhum dos eleitos do Partido Socialista soubesse o que se estava a discutir. A sua posição definiu-se apenas com dois pensamentos: dizem eles que foi aprovado pelo Parlamento Europeu, logo deve ser bom; o BE não concorda e a CDU também não, logo deve ser bom.
Foi nesta riqueza de raciocínio que definiram o seu voto!

Pedro Rodrigues

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela publicação do texto.

cumprimentos

Pedro Rodrigues

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

Caríssimo

Não precisa de agradecer. O Palácio está sempre de portas abertas para toda a gente, mas em especial para os amigos.

Com os melhores cumprimentos

O Marquês