2008/07/09

OS NEGÓCIOS DA CHINA





Mercado, socialismo e o crescimento chinês


"Há quem diga que a receita para o crescimento exponencial da China nos últimos 30 anos está mais nos elementos socialistas do seu modelo do que nos elementos mercantis. O herege, desta feita, é um professor universitário associado à 'nova esquerda' chinesa. Diz Cui Zhiyuan que a propriedade pública da terra, as empresas colectivas no mundo rural e o controlo estatal de empresas estratégicas têm sido centrais na estratégia chinesa. Eu acrescentaria o controlo dos movimentos de capitais - e não esqueceria a nada socialista repressão feroz dos movimentos sindicais. Por outro lado, não menosprezaria a importância do funcionamento dos mecanismos de mercado na afectação de grande parte dos bens e serviços. A ilusão das receitas do 'pós-consenso de Washington' (que se resumem quase sempre a «liberalizar, desregulamentar, privatizar», com preocupações sociais ou institucionais num ponto ou noutro) é que dificilmente sobrevive a esta história."







Neste contexto recomenda-se ainda o visionamento do documentário "A decent factory", realizado por Thomas Balmès, numa produção conjunta franco-filandesa, de 2004.

Documentário mostra como a preocupação com a responsabilidade social ainda é um mito para as empresas globalizadas e talvez explique também o sucesso económico da china actual, onde a falta de liberdade sindical e a submissão criam as condições necessárias à fácil exploração dos recursos humanos.

Sem comentários: