2008/07/13

APELAÇÃO




Os acontecimentos dos últimos dias na Quinta da Fonte preocuparam-me, mas infelizmente não me surpreenderam.
Há já alguns anos que várias pessoas, habitantes da Apelação, eleitos em diversos órgãos municipais, têm vindo a alertar para a necessidade de uma intervenção séria no domínio da prevenção de situações como a que assistimos. Em alguns casos com propostas concretas que, não partindo dos eleitos do partido do poder, PS, são imediatamente rejeitadas.
Fingir que nada se passa, que todos estamos felizes, que em Loures não há pedintes, que os assaltos que aqui ocorrem não são feitos por habitantes do concelho, que as crianças de Loures não passam fome, que as escolas funcionam bem, não basta para que de facto assim seja.
Infelizmente tem sido este o discurso do Senhor Presidente da Câmara em todas as situações que revelam a necessidade de se actuar de forma diferente. Para ele dizer que está tudo bem, basta para que tudo esteja bem.
No início do seu mandato, quando o ouvia, achava que o seu discurso era fruto de alguma falta de informação associada a muita falta de humildade e educação – quiçá para esconder a sua insegurança. Hoje sei que é mesmo estupidez, ignorância e falta de sentido democrático.

Não posso deixar de associar as últimas notícias às que há cerca de um, dois meses, surgiram nos média sobre a visita do Senhor Presidente da República à Quinta da Fonte e à escola que a serve.
Realçava-se o bom trabalho feito pela escola em parceria com as instituições do bairro. Fiquei contente. Até porque sei do enorme esforço feito pelos professores e restante pessoal da EBI da Apelação. Mas desconfiada: em nenhum momento vi o Presidente do Conselho Executivo a falar sobre os progressos obtidos.

Conheci o referido professor há alguns anos, aquando duma reportagem passada na RTP, sobre a violência nas escolas e que mostrava imagens obtidas por câmaras colocadas nas salas de aula. Percebi tratar-se de uma pessoa séria, com vontade de alterar o estado das coisas e que dificilmente embarcaria em fogachos ou em actividades para “inglês ver”. Talvez por isso não apareceu no fogo de vista. Fez bem, mais uma vez.

Será que, apesar dos pesares, o Senhor Presidente da CML, ao invés de se rodear de técnicos da Rede Social que, qual pescadinha de rabo na boca, trabalham para que a referida rede se reúna, se reúna, se reúna, não perceberá que é urgente, urgentíssimo traçar um plano de intervenção para estes bairros, contando com a gente boa que estes possuem, com os técnicos das instituições locais e talvez colocar ao serviço desse plano as técnicas contratadas para a Rede Social.
Projecte-se um futuro para aqueles jovens.
Prendam-se os bandidos.
Para evitar mais tiros.

A despropósito:
Têm sido colocados alguns comentários sobre a minha identidade. Não, não sou a senhora Vereadora Anabela Feliciano.
Sou mais velha… um bocadinho.
Sou mais alta … um bocadinho.
Sou mais forte … um bocadinho.
E penso que mais faladora (apesar de não a conhecer para além da sua intervenção pública).

12 comentários:

Anónimo disse...

Marquesa fartei me de rir, quando disse que o presidente da Camara é estupido e ignorante, o que é verdade.
E tambem aquele comentario que acha que é mais faladora que a Anabela feliciano Bastos, o que eu espero é que a Marquesa que me parece para o Rijo, seja a sexta mulher para as listas das autarquicas, ou que concorra a junta e que ganhe que o adversario esta um bocado mal visto
Galhardas el Barrigudo Marques da Quinta da fonte

Anónimo disse...

PS- Conde Seria possivel mudar o cenario do Blog?
Cravejar de Balas o seu palacio todo, em homenagem a quinta da fonte?
Metia os cenarios todos cheios de buracos das balas

Anónimo disse...

Fernanda dos Reis, presidente do secretariado Diocesano de Lisboa da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos - que tem há muitos anos um centro de apoio social no Bairro da Quinta da Fonte:

Em declarações à agência Lusa, Fernanda dos Reis disse que conhece bem a realidade do bairro.

"Os incidentes na Quinta da Fonte não retratam de maneira alguma a forma de ser e estar de toda a comunidade", contou, referindo que a pastoral já está no bairro há muito tempo e convive bem com a população.

"Temos lá [no bairro Quinta da Fonte] um centro aberto para tempos livres e o projecto "Progride" para jovens e adultos. Conhecemos bem a realidade daquela comunidade", disse.

Anónimo disse...

"O bairro da Quinta da Fonte, na freguesia da Apelação, concelho de Loures, foi edificado para acolher desalojados pela construção dos acessos viários à Expo 98 e tem actualmente 2.500 habitantes de várias etnias."

SERÁ QUE O MARQUÊS ESTÁ EM CONDIÇÕES DE ENTREVISTAR O ENG.º DEMÉTRIO ALVES E OUVIR O QUE ELE TEM A DIZER SOBRE A FORMA VERGONHOSA COMO A CÂMARA DE LOURES REALIZOU ESTE REALOJAMENTO QUANDO ELE ERA PRESIDENTE DA CÂMARA DE LOURES ELEITO PELAS LISTAS DA CDU?

ESTRANHO, OU NÃO, NESTES DIAS, NÃO OUVI UMA UNICA PALAVRA DO PRINCIPAL RESPONSAVEL POR AQUELE REALOJAMENTO MASSIVO E POR AQUELE ERRO DE GESTÃO DO ENTÃO EXECUTIVO MUNICIPAL LIDERADO PELO ENG.º DEMÉTRIO ALVES!

SERIA INTERESANTE OUVIR O QUE TERIA A DIZER! MAS ESTÁ SEM TEMPO. O TRABALHO E O CHORUDO ORDENADO DA EDP NÃO LHE DÁ TEMPO PARA FALAR DESTAS COISAS. TEM MAIS QUE FAZER!

Anónimo disse...

http://tomarpartido.blogs.sapo.pt/916224.html

Anónimo disse...

Este senhor que fala em maiúsculas é muito mal educado e revela falta de senso e humanismo no seus comentários ferozes e cheios de raiva. Devia fazer uma terapia.

Anónimo disse...

Estragam as casas, não pagam as rendas, e ainda vão pedir casas novas à Câmara, isto é demais!
O problema é do PER e de um conceito falido de bairro social.

Anónimo disse...

E nós cá estamos para pagar tudo isto...

Anónimo disse...

Ai os pretos e os cigamos não se dão bem, azar o deles, eu também não gosto de muitos brancos e de algusn deles mas temos todos o DEVER DE NSO RESPEITARMOS SOCIALMENTE. Não ando por aí aos tiros a quem não gosto e a quem me fez mal.

Anónimo disse...

O PS descarta-se com a CDU, mas, vai ceder casa novas aos ciganos, etnia de onde partiu a violência...e possivelmente dos que não pagam as rendas...
para ficarem bem vistos?

Anónimo disse...

falso. o camara não vai dar casas novas a ninguém. quem ouviu o presidente não pode fazer uma afirmação dessas. ele foi peremptorio. já agora, o que o PCP tem contra as minorias? nada? então leiam o comunicado da cdu de são joão da talha e vejam, são mais racistas e xenofobos que o paulo portas e o gajo do pnd

Anónimo disse...

sinceramente não esperava tanta xenofobia de um partido de esquerda como o pcp. mas eu sei porquê: é que os ciganos não votam e por isso eles que se lixem. se fossem os bumbos então a conversa da cdu seria outra