2008/02/10

O TEIXEIRÓQUIO



Não sendo um tema recente, a recém descoberta do blogue do vereador do PSD, Paulo Guedes da Silva, mais especificamente de um texto seu sobre as Piscinas da Portela, faz-me repescar o assunto.
Cito parte do texto e deixo a ligação para quem o queira ler na íntegra. A relevância da citação prende-se com o estilo de governação que ele denuncia. Denota o modo como a actual gestão municipal de maioria socialista tripudia as expectativas dos munícipes de Loures. Como ajeita a verdade a meros cálculos eleitorais. Em suma, demonstra-se urbi et orbi como o elemento basilar de um bom governo está ausente da prática da actual administração municipal, o elementar respeito pelos cidadãos.


"Sobre o tema não poderia deixar de me deter, ainda, sobre a rábula que encerrou os discursos de inauguração da piscina: o presidente do município brindou os responsáveis do equipamento com uma miniatura do Pinóquio, uma oportuna homenagem ao longo cardápio de mentiras, que foram sendo desfiadas ao longo dos últimos anos, e em particular dos dois mais recentes.Senão vejamos: a duas semanas das últimas eleições autárquicas – 21 de Setembro de 2005 - o Partido Socialista anunciou a construção das Piscinas da Portela até Agosto de 2006, invadindo o centro da freguesia com vários painéis, que ainda hoje permanecem, e uma tela de largas dezenas de metros promovendo o feito. O resultado eleitoral da façanha na freguesia é conhecido …Posteriormente, foi garantida a sua conclusão em Maio de 2007. Depois, estaria pronta em Maio, mas por motivos de abertura do ano escolar só seria inaugurada e aberta ao público em Setembro. Mais tarde, surgiu aquela história da adaptação do edifício às mais avançadas tecnologias térmicas e ambientais, que na realidade se destinou a adornar publicamente um erro de projecto, por não respeitar a mais recente legislação nestas áreas. Em suma, a piscina e os acabamentos exteriores só ficaram prontos a tempo da inauguração, em Janeiro, o que aliás já estava previsto pela Câmara Municipal, pois em Julho já circulavam documentos com previsão de efeitos financeiros do investimento para o corrente ano de 2008.O que é fantástico, pois o único investimento importante realizado na freguesia nos últimos seis anos serviu de justificação para não concretizar outros investimentos essenciais no mesmo período de tempo. A quarta fase de arranjos exteriores prevista para este ano (ainda não tem verba no “plano definido”) vai pelo mesmo caminho, ou seja, também foi prometida em Dezembro de 2005, em plena reunião da Câmara Municipal.

Nesta versão moderna da história, o ajudante do velho Gepeto não mente. Digamos, por condescendência, que vai mitigando a verdade. É também por isso que quando assistimos à mais repetida inovação das cerimónias públicas: a divulgação do seu novo estatuto de avô, pelo presidente do município, nos ocorre instintivamente a simpática figura do “Avô Cantigas” e logo pensamos tratar-se da música do “Fantasminha brincalhão”. "

8 comentários:

Anónimo disse...

FRUSTRAÇÃO OU GRANDES CORNOS POR VOCÊS NÃO TEREM FEITO E O PS TER FEITO? CHEIRA-ME A FRUSTRAÇÃO. JUNTEM-SE AO PAULO GUEDES QUE VÃO PELO BOM CAMINHO. SE ELE SOUBESSE MAIS CEDO QUE IA SER CORRIDO DO CURRY CABRAL TALVEZ TIVESSE ACEITE PELOUROS EM LOURES E HOJE CANTAVA DE MANEIRA DIFERENTE. COMO NÃO SOUBE, AZAR! TÁ NO DESEMPREGO. MAS UMA SUMIDADE INTELECTUAL COMO ELE NÃO DEVE TER DIFICULDADE EM ARRANJAR UM TACHO ALGURES. JÁ LÁ VÃO UNS MESITOS A FAZER BLOGS, POR ISSO ESTÁ NA HORA DE O PGS COMEÇAR A TRABALHAR. TALVEZ QUEM SABE O MARQUÊS LHE ARRANJE UM TACHO EM SETUBAL, PORQUE NÃO? OU EM PALMELA, OU NO SEIXAL, QUEM SABE! GRANDES CORNOS COM AS PISCINAS, HEIM?!?!??

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

Caríssimo comentador;

Sobre o meu estado de espírito face a realizações no muncípio, mesmo que desenvolvidas pelo PS, esclareço, que fico satisfeito com todas as que entendo serem um efectivo contributo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. As piscinas da Portela é um desses casos. Por mero acaso consegue identificar em algum texto aqui escrito algo em sentido contrário? Sobre as postura da administração municipal, consegue o amigo desmentir algumas das considerações feitas?

Sobre os empregos, aqui e acolá, deixe-me que lhe diga que me chocam os empregos por cunha ou conveniência, mesmo que a pessoa ou pessoas possuam méritos profissionais e intelectuais, mas chocam-me muito mais as cunhas das resulta a empregabilidade de desqualificados e incompetentes. Acaso não conhece ninguém com estas características na corte de assessores, adjuntos e secretárias da actual administração municipal?

Com os melhores cumprimentos e estima;

O Marquês

Anónimo disse...

Boa Marquês!
Fiéis de armazém, fiscais, que ascedem a assessores,sem nenhum pudor é por mérito? e os motoristas que se armam em assessores da adminsitração?

Anónimo disse...

Parecem uns galos emproados, os motoristas.

Anónimo disse...

CARO MARQUÊS:

REFERIA-ME AO ESTADO DE ESPIRITO DO AGORA, À FALTA DE MELHOR, BLOGUISTA PGS. CONTUDO LAMENTO QUE NUM BLOGUE QUE ATÉ TEM QUALIDADES, COMO ESTE, O MARQUÊS SE DÊ AO TRABALHO DE TRANSCREVER A VERBORREIA FRUSTRADA QUE O PGS DIARIAMENTE DEPOSITA NO BLOGUE DELE, PGS. ESTAS TRANSCRIÇÕES EMPOBRECEM O SEU ESPAÇO. DEIXE LÁ O PGS NO BLOGUE DELE, A FALAR PARA AS PAREDES, POIS SÓ ESSAS LHE DÃO OUVIDOS. JÁ NEM NO PSD O OUVEM. PODE SER QUE UM DIA, QUANDO O PSD VOLTAR AO PODER(IRRA) O PGS VOLTE A TÊR EMPREGO ALGURES NUM HOSPITAL DA AML. PARA JÁ, VAI-SE ENTRETENDO COM AS ANTENAS DA PARQUE EXPO E COM POLITICAZINHA MEDIOCRE QUE VAI FZENDO EM MOSCAVIDE, DE ONDE NUNCA SAIRÁ PARA LADO NENHUM!

Anónimo disse...

Caro Marquês, no anterior Executivo Municipal não havia cunhas?custa-me a crer...

Anónimo disse...

Já agora, tb concordo com a vergonha que são os motoristas armados em doutores e com os desqualificados que sobem num ápice abons lugares. Seja em Loures seja em Mondim de Basto seja na Amareleja! Mas corriga-me, se estiver enganado: qual foi a Administração Municipal, ou os Vereadores com Pelouro, fossem eles de que partido fossem, que ao longo dos anos têm passado por Loures que não deitaram mão desta vergonhosa prática? Dê-me um simples exemplo e eu tiro o chapeu a essa Administração ou pessoa!

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

Caríssimos;

Não tenho procuração para defesa do Vereador Paulo Guedes da Silva. Sobre ele já escrevi neste blogue. Apesar das divergências de perspectiva política, reconheço-lhe qualidades relevantes, políticas e humanas. Esta minha avaliação nada se relaciona com a actual conjuntura política municipal e no seio do PSD. Era uma avaliação prévia. Não o considero mais ou menos pelas posições que assumiu nessa conjuntura. Mas, seja como for, alguém ousa fazer uma comparação política entre os dois actuais vereadores do PSD?

Sobre as más práticas no que respeita à política de ocupação de lugares na administração municipal importa dizer o seguinte. As más práticas não se tornam boas através do argumento da sua alegada universalidade. Isto é, o PS em Loures tem uma prática desgraçada no que respeita a tachos para amigos, familiares, camaradas e afins. É verdade, ou é mentira? Essa prática deve ser politicamente e publicamente condenada, verdade ou mentira? Eventuais más práticas no passado legitimam a sua existência no presente? Claro que não.
Mas quero dizer, sem hipocrisia, que a actual situação não tem paralelo com nenhuma outra vivida neste município. Mas mesmo que o tivesse, era igualmente condenável, porque é sobre a presente situação que se deve fazer o debate político.

Com os melhores cumprimentos e estima;

O Marquês