2008/02/15

ALERTA




GOVERNO QUER ENCERRAR O CENTRO DE SAÚDE DE CAMARATE

De acordo com os dados constantes no sítio da Câmara Municipal de Loures, a freguesia de Camarate tem 18821 habitantes, dado que pecará por defeito, tendo em conta as características da população residente em mais de 20 bairros, os fracos índices de recenseamento eleitoral e de participação nos censos, este número superará os 20 000 residentes.
De entre as múltiplas carências desta freguesia no que respeita a equipamentos colectivos, a precariedade das instalações onde se encontra a funcionar há décadas a extensão de saúde local, sempre foi a que maior preocupação gerou nos habitantes e autarcas desta freguesia.
O "Posto Médico", como lhe chamam as pessoas, funciona nos 1º e 2º andares de um prédio de habitação no centro da vila, sem elevador. Perante tal situação, a unanimidade sobre a necessidade de construir um edifício em Camarate para albergar a Extensão do Centro de Saúde foi sempre um dado adquirido.
As promessas percorreram vários governos, ora do PS ora do PSD, mas a obra nunca foi feita. Há falta de melhor desculpa, alegava-se a falta de sítio para tal equipamento. Como o problema era por demais grave, a Câmara Municipal de Loures indicou, em 2000 (esta informação ainda consta na página da Câmara), um terreno no centro da vila. O local foi visitado pelos técnicos da ARS, que consideraram ter as características adequadas.

Já vão 8 anos e 3 governos sem que nada fosse feito.

Agora, sai da cartola a decisão do Governo de encerrar o actual Posto Médico em Camarate, não para o deslocar para melhores instalações em Camarate, mas para deslocar os utentes de Camarate para o novo Centro de saúde de Sacavém.
Esta inacreditável decisão coloca problemas a vários níveis. Em primeiro lugar é inaceitável que se ache legítimo fazer desaparecer de uma freguesia com cerca de 20 000 habitantes a extensão de saúde. Não só pela dimensão da freguesia em questão, mas sobretudo pelas suas características geográficas, urbanas e sociais. Camarate é a freguesia mais populosa de toda a zona oriental de Loures, com empreendimentos urbanísticos em curso que a farão crescer ainda mais em número de habitantes. A sua população encontra-se dispersa por mais de vinte bairros. Camarate é uma freguesia económica e socialmente deprimida, com grandes bolsas de pobreza e população trabalhadora das classes média e média-baixa. Tal decisão é antes de mais uma maldade. É uma maldade, que passados tantos anos sobre a identificação deste problema nada tenha sido feito para o resolver do único modo aceitável, a construção de um equipamento de saúde no centro da vila da Camarate. Em vez disso, a Administração Central apostou no agravamento da situação física e funcional do serviço prestado.

Perante a actual decisão só existe uma alternativa viável, a firme contestação e denúncia desta farsa.A solução encontrada não serve a população de Camarate, ficando muito longe da solução que lhe é devida. Esta solução viola todas as promessas feitas até hoje e lesa as fundadas e legítimas expectativas dos habitantes de Camarate. Por outro lado, levantam-se outros problemas, com a deslocação dos quase 20 000 utentes de Camarate para o Centro de Saúde de Sacavém. O novo Centro de Saúde de Sacavém foi concebido para satisfazer as necessidades da freguesia de Sacavém (que tem menos utentes do que Camarate), mas também para acolher um serviço CATUS, que viria colmatar a falha deixada pelo encerramento do CATUS do Prior Velho. A solução proposta inviabiliza a instalação deste serviço, na medida em que as instalações destinadas a esse fim serão ocupadas pelos serviços provenientes de Camarate. Os habitantes de Camarate perdem a proximidade ao seu serviço de saúde e as freguesias de Camarate, Apelação, Unhos e Sacavém, perdem a possibilidade de um CATUS próximo de sí. Esta medida, lesa globalmente todos os habitantes das zonas limítrofes de Sacavém, incluindo os habitantes das restantes freguesias da zona oriental, que continuarão a ter o CATUS de Moscavide saturado. Esta solução não serve ninguém!

Como já referi anteriormente, a construção de um novo Centro de Saúde em Camarate foi durante muito tempo a solução defendida pela Câmara Municipal de Loures, que chegou a indicar uma localização para o mesmo. Neste momento onde está a Câmara Municipal? Que posição tomará o Presidente da Câmara perante mais esta malfeitoria cometida contra os interesses dos munícipes de Loures? Para mal de Loures, estará a preparar-se para justificar o injustificável. Prepara-se mais uma vez para tomar a defesa das más opções do Governo, em vez da defesa dos interesses do Município e dos munícipes.

2 comentários:

Nós não podemos fazer mais disse...

É um desgaste usar palavras para explicar, para recompor, para organizar, pôr as coisas no sítios, para corrigir, para expressar sentimentos e paixões, para discutir e confrontar pontos de vista, e muitas vezes para repetir o que se está a ver - MALDADE.
A partir de hoje, nós vamos berrar, até explodir os pulmões!

Anónimo disse...

Parece que eles são surdos.