2008/03/11

ROGÉRIO RIBEIRO





©opyright: sandra rocha [www.kameraphoto.com]
"Faleceu Rogério Fernando da Silva Ribeiro. Nascido em Estremoz em 1930, destacado professor e artista plástico, Rogério Ribeiro abraçou desde jovem a luta antifascista pela liberdade e a democracia.
Rogério Ribeiro é uma das figuras maiores da arte portuguesa. Excepcional e multifacetada personalidade criadora, ao legado da sua imensa obra plástica junta-se o do seu incansável trabalho de construtor e dinamizador cultural, o do pedagogo entusiasta, o do combatente político pelas causas da emancipação humana, o do resistente e dirigente comunista. Sendo certamente uma das mais destacadas e originais personalidades criadoras enraizadas no movimento neo-realista, a sua obra é uma riquíssima e complexa construção e reflexão sobre o devir humano, sobre o seu tempo e sobre uma humanidade em certos aspectos intemporal. Nas nossas memórias visuais ficarão para sempre gravadas as suas ilustrações para o livro «Até amanhã camaradas» de Manuel Tiago.
Num dos seus testemunhos mais importantes e também um dos mais comoventes, Rogério Ribeiro falou da importância da Revolução de Abril na sua obra, não como um momento de viragem, mas como período em que a urgência histórica requeria toda a atenção criadora. Rogério Ribeiro que ao longo de toda a vida foi um trabalhador incansável realiza a partir dos anos 70 uma obra de amplitude e riqueza criadora incomparáveis atingindo um reconhecimento internacional significativo.

Destacado participante nas lutas do MUD Juvenil e nas lutas estudantis de 1962, Rogério Ribeiro estabeleceu contactos com o PCP desde 1953, tendo a ele aderido em 1975. Preso pela PIDE em 1958 vê-lhe negada a autorização para exercer o cargo de assistente da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Rogério Ribeiro que foi membro do Comité Central do PCP desde 1983 até Dezembro de 1992, deu durante três décadas uma elevada contribuição para a concepção e realização da Festa do Avante, da qual foi membro da sua comissão organizadora e para muitas outras realizações do Partido, das quais se destaca a exposição comemorativa dos 60 anos de vida do PCP."

5 comentários:

Anónimo disse...

O país não para de empobrecer...

Anónimo disse...

Com os senhores da banca, do futebol e outros a rebentar de gordura.

Anónimo disse...

Com os socialistas a satisfazer os seus interesses.

Anónimo disse...

E com uma oposição que por causa da inveja interna, não deixa o lider fortalecer-se.
Incrível, ninguém no PSD se demite por causa das corrupção, da Somague, etc, demitem-se por birras, para dilacerar o lider do qual têm inveja, demitem-se por causa de datas e do modo do pagamento das quotas. Ridículo.
Tem medo que Menezes ganhe como vai ganhar. O MARCELO então parece que só quer queimar o PSD. Não gostam que as bases mandem no partido.

Anónimo disse...

O ps antigamente é que era assim, sete cães a um osso (ainda é nso bastidores), agora o PSD? já vai pelas mesmas? não há im que se aguente na liderança, cambada de invejosos, falta de sentido de responsabilidade.
Agora que apenas 7 pontos diferenciam os dois partidos, com o ps sem maioria absoluta. Se voltarem a tê-la a CULPA É DO PSD.