2008/03/15

OS NOSSOS POMBOS JÁ FORAM CAMPEÕES OLÍMPICOS


Faz este mês 3 anos que publiquei no Loures é um Blogue uma pequena sátira sobre os Pombais que estavam a ser construídos no acesso de Moscavide à Portela. Há altura a Presidente de Junta da Portela discordava da opção, alegando que a tempo aquelas estruturas se iriam degradar, dando uma má imagem naquela entrada da freguesia. Hoje, é mesmo isso que se pode verificar, os barracos em madeira começaram já a ficar em mau estado. Os ocupantes, não os pombos, mas os proprietários iniciaram há muito os processos de adaptação, vulgo abarracamento. Nem os pequenos arbustos conseguem esconder a razão dos que então contestaram esta escolha, feita mesmo a contento do construtor da urbanização do Cristo Rei. Reedito o texto.


“As problemáticas, do Pombo Correio, dos pombais, da canja de Pombo, do Borracho frito como molho de vinagre, das patuscadas nas tardes de prova e espera pelo regresso dos bichos, do preço da grade das minis no Jumbo, dos aspectos arquitectónicos e paisagísticos dos empreendimentos columbófilos, enfim da columbofilia em geral e a de Loures em particular, tiveram ontem um contributo teórico inestimável protagonizado pelo presidente da edilidade.
Versado, como é do conhecimento geral, em todas as grandes causas civilizacionais da pós-modernidade, o Senhor Presidente brindou todos os eleitos municipais, em plena Assembleia Municipal, com uma análise sobre o tema, pontuando-a com referências abundantes à Liberdade, aos direitos dos oprimidos que vivem em gaiolas, ao frio, obrigados muitas vezes a viver em condições estéticas infra-animais, veja-se como deve ser uma tortura obrigar um pombo a regressar a um pombal todo pintado de verde e branco.
Apesar das condições adversas em que os animais vivem alcançam feitos gloriosos que nos enchem a todos de orgulho, alguns destes bichos venceram provas internacionais da modalidade, aliás feito comum no nosso país. Mas além desses prémios, fomos informados que também nos Jogos Olímpicos os nossos pombos se têm destacado.
Aguardamos que com a melhoria das condições em que estes bichos vão passar a viver, venhamos a ter alegrias em outras áreas de competição internacional, como o xadrez, a vela, a fórmula 1, entre outras.. E quem sabe veremos quebrado o enguiço no Festival da Canção.”

Sem comentários: