2008/03/06

SANTOS DA CASA






Tropecei por mero acaso num livro, escrito em 2002 por Augusto Santos Silva, “Por uma política de ideias”. Com grande curiosidade folhei, saltei capítulos, voltei ao início, li as partes mais políticas. Sem dúvida um grande programa político de acção.
Mas onde está hoje Augusto Santos Silva? Onde está o autor das seguintes linhas?

“Por muito que se discuta, por muita política que se realize, por muito dinheiro que o governo e sociedade coloquem na educação, o que em cada momento define a qualidade do acto educativo é a relação pedagógica entre um professor e a sua turma. É aí que está o âmago da questão por isso é que é preciso toda a prudência para não por em risco esta relação, porque é ela que define todo o sucesso ou insucesso do acto educativo. Precisamos dos professores para que os professores ensinem os alunos. E esse é um elemento essencial. Os professores podem ser animadores, pais, agentes de segurança, etc… Serão tudo isso, mas … ensinam.”

Estará a preparar-se para participar na manifestação de professores do próximo sábado? Estará a reler este seu livro, onde, entre outras considerações, fala sobre a importância da negociação e do envolvimento dos professores na definição e implementação das mudanças necessárias ao sistema de ensino?

Sem comentários: