2007/10/16

BOLORES


Decorreu neste último fim-de-semana mais uma edição da Festa da Vinho e das Vindimas na freguesia de Bucelas. A par do dia do Turismo em Santo Antão do Tojal, esta é uma das mais genuínas e populares realizações culturais do concelho de Loures. Genuína porque está radicalmente ligada às tradições e à vida da localidade, popular porque nela participam de forma activa, da concepção à execução, os cidadãos da freguesia e as suas colectividades e associações. A festa é feita pelos bucelenses para si próprios e para todos aqueles que lá queiram ir, tendo por garantido um acolhimento caloroso.
Foi sem dúvida, como é normal, uma iniciativa bem sucedida, pelo que atrai todos os anos mais visitantes, que se contarão já em largos milhares. A Festa de Bucelas está, como sempre esteve, aberta a todos quantos a queiram apoiar, mas não instrumentalizar. Este facto não é desconhecido de ninguém, nem da Câmara Municipal.
Por tudo isto, não pode ficar incógnito algo que se passou na preparação destas Festas. Como é habitual, a preparação da Festa do Vinho e das Vindimas conta com a participação de colectividades e autarquias em múltiplas reuniões, nas quais se acertam todos os detalhes relativos à organização do evento. Este ano não foi excepção.
Deste modo, foi com grande surpresa, e não com menor espanto, que as colectividades em Bucelas receberam no dia 10 deste mês, escassos dias antes das festividades, a seguinte missiva da Câmara Municipal:


"Data: 2007-10-10

Assunto: Festa do Vinho e das Vindimas - Recepção

Exmos. Srs.

No âmbito da Festa do Vinho e das Vindimas pretende a Banda de Bucelas levar a cabo uma recepção ao Sr. Presidente da Câmara de Loures, dia 13 de Outubro, Sábado, pelas 15H00, junto às Bombas da GALP, em Bucelas.
Neste sentido, vimos por este meio estender o convite às associações/instituições da freguesia de Bucelas participantes e envolvidas na organização da Festa do vinho e das Vindimas.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Por delegação de Competências do Sr. Presidente da Câmara O Vereador do Departamento Sóciocultural

Ricardo Leão"

A surpresa e o espanto têm várias razões. A primeira resulta de nunca durante a preparação da Festa, que decorreu durante vários meses, onde participaram as colectividades da freguesia, a Junta de Freguesia e representantes da Câmara Municipal, a Banda ter proposto nada que se parecesse com uma recepção à Estado Novo ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures. A segunda razão do espanto prende-se com o facto do Vereador da Cultura, e seguramente o Presidente da Câmara Municipal, terem decidido acolher esta proposta e ainda terem o ousadia de para ela convocarem, perdão, convidarem as restantes colectividades.

Não perceberam várias coisas. Não perceberam que seria ridículo, como foi, o Presidente da Câmara Municipal entrar na vila de Bucelas à frente de um desfile encimado pela Banda. Não perceberam que corriam o risco que esse desfile se resumisse, tal como se verificou, à Banda e pouco mais, aumentando a caricatura. Não perceberam que esta acção ficaria marcada na memória dos restantes parceiros como uma tentativa patética do Presidente da Câmara Municipal de cavalgar no prestígio de uma realização que se deve sobretudo ao seu esforço e trabalho dedicado. Não perceberam que para Bucelas não basta um piso sintético num campo de futebol e uma porradas valentes num bombo para fazer esquecer que durante os últimos seis anos o investimento municipal tem passado nesta freguesia como cão por vinha vindimada. Não perceberam que se pretendem ser uma alternativa credível numa freguesia como Bucelas necessitam de mais qualquer coisa para além de um subserviente putativo candidato director de banda e uma “expontânea” recepção previamente preparada.
Enfim, não perceberam nada, mas deixaram no ar um desagradável odor a bolor salazarento.

3 comentários:

Anónimo disse...

hitrf

Anónimo disse...

A Banda Recreativa de Bucelas, é uma Associação que tem como vertente o ensino e divulgação da música e para atingir os seu fins, tem uma escola de música, com alunos muito jovens e do qual temos a obrigação de lhes ensinar música e os valores da sociedade em comunidade para a sua formação como cidadãos.

Na Banda de Música colaboram connosco muitos jovens e também adultos, pessoas bem formadas, que sabem bem o que pretendem para a sua Colectividade.

Sendo esta a conduta da Banda Recreativa de Bucelas, a sua direcção formada por gente que fala por si, com obra feita pelas associações por onde têm passado, reflectiu e decidiu responder a um menino de fraldas, ou a um cobarde mal formado, mentiroso e com toda a certeza deve ser mandado por alguém, sem personalidade para assumir os seus actos.

A Banda Recreativa de Bucelas, tem directores competentes, que pensam por si, para resolver todos os seus problemas, sem que para isso tenha de obedecer a ordens de terceiros ou a condutas menos próprias.

Como tal, decidiu esta direcção, receber o Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures, Engº Carlos Teixeira, da forma que nós pensamos que ele merece ser recebido, com todo o respeito, pois é o representante máximo do Concelho de Loures, que junto das Colectividades, organiza a Festa do Vinho e das Vindimas, festa essa que tanto nos honra e orgulha, pois representa as nossas tradições, sentimento que só tem quem nesta terra nasceu e cresceu.

A Banda Recreativa de Bucelas não responde a provocações políticas, essa não é a nossa missão, vamos responder às mentiras mencionadas neste site da internet, usado por um cobarde que não se digna a pôr o seu punho como homem, preferindo a capa do anonimato, servindo de bandalho e que não se digna a dizer as verdades, e que propomos esclarecer:
- Oportunamente, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures delegou no seu vereador da Cultura, DrºRicardo Leão, o convite a todas as Colectividades da Freguesia de Bucelas, que quisessem ou pudessem estar presentes na recepção de Boas-Vindas ao senhor presidente da Câmara Municipal de Loures, para a abertura da Festa do Vinho e das Vindimas. Assim, na recepção ao senhor presidente estiveram a Banda Recreativa de Bucelas, e representantes de mais Colectividades da nossa Freguesia tais como representantes do Clube Futebol " Os Bucelenses", Casa do Povo de Bucelas, Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas, Bombeiros Voluntários de Bucelas, entre outros.

Em relação ao Campo de Futebol e ao Pavilhão Desportivo,que fazem parte da mesma obra, muito entristece que alguém escreva não reconhecendo o esforço feito pela Câmara Municipal de Loures e a valorização que essa obra tem para a Freguesia de Bucelas, esquecendo-se também, de outras obras camarárias feitas nos últimos seis anos. O que não aconteceu durante duas décadas.

Pessoalmente, como presidente da direcção da Banda Recreativa de Bucelas, ignoro todas as acusações abusivas, e conjuntamente com os outros directores, levaremos o mais longe possível os objectivos a que nos propusemos aquando da nossa tomada de posse, para com esta Colectividade e seus associados.

A quem escreve mentiras como estas, o nosso muito obrigado, pois serve-nos de fio condutor para demonstrar a verdade do nosso trabalho.

Penso que as Colectividades se devem unir, em nome de algo muito nosso e forte que é a nossa Freguesia e deixassem a política para os políticos, pois essa não é nossa missão, enquanto directores das nossas Associações.

Deste modo, a Banda Recreativa de Bucelas, convida as Colectividades, no futuro a receber o Senhor Presidente, Engº Carlos Teixeira, como ele merece, olhando para o que fez e o que quer fazer por a nossa Freguesia.

O Presidente da Direcção
José António Louro

Anónimo disse...

- Tens razão, a estupidez, a burrice é coisa própria dos atrasados mentais.
- Dos párias que passeiam por este mundo, fazendo parte de uma casta de homens sem rosto, que nem hombridade têm, de dar a cara e esconderem-se no anonimato, onde só os cobardes o fazem.
- O paradoxo de isto tudo, é o vaidoso do teu Presidente de Junta, que tanto abraço deu ao agora Presidente da Câmara e não ter comparecido à tal recepção.
- Não perceberam,( frase vossa ), que seria ridículo " ridículo seria", se o Presidente de Junta tivesse comparecido no tal desfile, onde estava a Banda Recreativa de Bucelas Ex.Libres desta terra, onde têm elevado bem alto o nome desta.
- Nós somos diferentes, as colectividades serão sempres convidadas para tudo que realizarmos.
- Sobre as porradas valentes, dadas num bombo, faltou de facto, o obrigatório gingantone, para a tua pequenês se tornasse realidade.
- Não preceberam várias coisas ( palavras vossas ). Percebemos: Nós temos memória, a Banda Recreativa de Bucelas esteve presente de livre vontade.
- Nos tempos dos Falcões, e todos que os seguiram, era imposto a Banda comparecer.Subservientes, não somos, mas sim amigos. E somos recebidos como pessoas de bem, no antigamente, era tudo militarizado, porque os capangas não deixavam.
- A vossa ideologia que tanto fala em desemprego, e com razão, não sabe, que a Junta de Freguesia de Bucelas, emprega amigos, reformados, e com boas reformas, e deixam de fora jovens que precisam de emprego, contrariando todos os discursos feitos na Assembleia da República pelos vossos ideólogos.
- Em Bucelas, este assunto é conversa diária. A vossa trimideira é grande, e nota-se por essas palavras sem nexo, que o chão lhes está a fugir, porque a queda vai ser grande, o povo já compreendeu, que uma Junta de Freguesia não pode ser gerida por vaidosos e seus capangas.
- O tal odor a bolor salazarento, de facto existe, mas dentro da casa onde os homens sem rosto se escondem.
- Mais coisas havia para dizer, iremos um dia, ter a dignidade de as dizer, olhos nos olhos, aquilo que vós não sois capazes, porque lhes falta personalidade.
- Nós somos uma Associação de Cultura, palavra esta que não faz parte do vosso dicionário.