2007/10/11

LOURES DOS PEQUENINOS


Felizmente existe a Loures TV. Este é um sentimento verdadeiro. Já há algum tempo dediquei aqui umas linhas sobre este projecto. Muito do que então disse, mantém grande actualidade. O projecto continua insípido e bastante amador. Contudo, um acompanhamento mais atento dos conteúdos que nos vão sendo oferecidos revela outro aspecto ainda mais inquietante. A Loures TV está a tornar-se um boletim do poder instituído no Município. Começou mal no tratamento da coisa política do concelho quando, à semelhança dos crescidos, instituiu um catecismo regular, no modelo Escolhas de Marcelo, mas neste caso com Militão. De conversa para conversa, acentua-se a utilização deste espaço de comentário político como apenas mais uma oportunidade para propalar perspectivas políticas próprias, bem inseridas no actual combate político em Loures. A recente introdução de um espaço de grande entrevista, o Ponto Por Ponto, que nas suas duas primeiras edições contou com o Vereador Paulo Guedes da Silva e o Presidente da Junta da Freguesia de Loures, João Nunes, estando já anunciado (pelo próprio) a entrevista ao Presidente do Sportivo de Loures, tornou a emenda pior que o soneto.
Além desta distorção, as peças noticiosas apresentadas são clamorosamente panegíricas, acríticas e não raras vezes ridículas. A actualidade política noticiada não é rigorosa, não é isenta, não acautela a pluralidade e perde-se em questões menores. Os grandes temas não são tratados convenientemente e a abordagem ao poder é deslumbrada e subserviente.
Contudo, nem tudo é mau. A Loures TV começa a ocupar um espaço de relevo entre as fontes propiciadoras de humor e boa disposição. Aconselha-se vivamente o visionamento da entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Loures, assim como a de todas as aparições, e são muitas, do Presidente da Câmara. Numa longa peça sobre a inauguração de uma exposição na sede do PSD na Urbanização do Almirante, na qual participou o Presidente da Câmara Municipal de Loures, pode-se assistir a uma memorável dissertação do Vereador João Galhardas sobre a criação artística (imperdível) e pode-se escutar o Presidente da Câmara a justificar a sua presença nessa iniciativa partidária com o facto de ser presidente até daqueles que votaram no PSD e que não mistura política com a gestão da Câmara.Num concelho onde o exercício da actividade política está cada vez mais marcado pelo surrealismo, a Loures TV era o palco que faltava para fechar a quadratura do círculo. Adaptando o título de um livro de Jerome Carcoppino sobre o apogeu do império romano, temos aqui uma imagem fiel da Vida Política Quotidiana em Loures no Apogeu da sua Insignificância. Uma feira de vaidades vãs que se consubstancia numa prática hedonista do exercício do poder, onde este surge como fim em si mesmo e meio de promoção pessoal e de grupo e não como forma de serviço público à colectividade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro “Marquês”:

Esta é a primeira e será certamente a última vez que comentarei algo num blog de pessoas sem rosto. Faço-o, até por alguma consideração aos conteúdos que tive oportunidade de ler nas visitas anteriores a este espaço.
E a sua prosa merece-me apenas 2 ou 3 notas:

- À forma insultuosa com que se dirigiu ao projecto e aos profissionais que o compõem, apenas quero crer, que acordou de uma noite difícil e como tem a loures.tv na “home” do seu computador….

- Em relação às dinâmicas de um projecto de comunicação, que utiliza uma plataforma como esta, apenas lhe digo que ainda não percebeu as características específicas deste produto. Disponibilizo-me desde já para uma explicação exaustiva do projecto.

- Por último, e o mais importante, está publicamente convidado a ser nosso convidado de uma próxima edição do Ponto Por Ponto, onde terá total liberdade, tempo bastante e acima de tudo audiência significativa, para poder de forma frontal e assumida (não dispomos de mascaras) criticar, como bem entender (regras de boa educação são obrigatórias) o projecto loures.tv.

Sem títulos
Mas com nome

Jorge Tomás
www.loures.tv