2007/10/22

EDUARDO GAGEIRO INAUGURA EXPOSIÇÃO EM PEQUIM





"Eduardo Gageiro inaugura exposição em Pequim no "momento mais marcante" da sua carreira
O fotógrafo português Eduardo Gageiro, que inaugurou em Pequim uma exposição retrospectiva da sua obra, com fotografias do período entre 1951 e 2006, disse estar a viver o momento mais marcante da sua carreira.
"Esta exposição é a coisa mais importante que fiz na minha vida. Este é momento mais marcante da minha carreira", assinalou.
O embaixador de Portugal em Pequim, Rui Quartin-Santos, cortou a simbólica fita vermelha à entrada do Museu de Arte Mundial de 1500 metros quadrados, onde até 31 de Outubro Gageiro mostra 222 fotografias a preto e branco.
O fotógrafo referiu que expõe em Pequim "um tipo de fotografia diferente, com história, com humanismo, que faz as pessoas pensar", as mesmas que são o que mais gosta de fotografar desde o início da carreira.
"O ser humano é inesgotável. Nasci em Sacavém, onde em jovem convivi com grandes artistas que me deram lições de estética, mas o meu material humano sempre foram os operários fabris", acrescentou.
Eduardo Gageiro informou estar a preparar dois novos livros de autor, um deles sobre Portugal com base num texto que José Cardoso Pires escreveu para uma exposição em Helsínquia.
No outro livro, com o título provisório de "Silêncios" e que reúne trabalhos a sépia, Gageiro vai publicar pela primeira vez fotografias sem pessoas. "Com a influência delas, mas sem elas", explicou.
Esta exposição, com o título "Retrospectiva", marca o regresso de Gageiro à China, dois anos após conquistar em Lishui, no leste do país, o primeiro prémio da décima primeira edição da Exposição Internacional de Fotografia Artística da China, o maior concurso de fotografia do mundo.
Em Novembro de 2005, o português convenceu o júri com uma fotografia intitulada "Poluição", que retrata dois homens a trabalhar na rua com as chaminés do Barreiro em fundo, evidenciando-se entre 3.500 participantes.
Eduardo Gageiro começou a trabalhar como repórter fotográfico em 1957, passando por publicações como o Diário Ilustrado, O Século e O Século Ilustrado.
Ao longo da carreira, o fotógrafo recebeu mais de 300 prémios em todo o mundo, foi editor da revista "Sábado" e colaborou com a delegação portuguesa da Associated Press, a Companhia Nacional de Bailado, a Presidência da República e a Assembleia da República.
Com vários livros publicados, Gageiro foi o único repórter fotográfico a mostrar ao mundo os acontecimentos dos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.
Em 2004 recebeu a comenda da Ordem do Infante D. Henrique."

Lusa

Sem comentários: