2007/10/15

AROMAS



O regedor de um concelho do interior do país recebeu um telegrama de Lisboa, coisa rara, que só por si era um acontecimento. O texto versava: Sismo na sua cidade stop Epicentro na sua região stop.
Intrigado com tal conteúdo, o regedor decide reunir com o Comandante do Posto da GNR, com o pároco da cidade e com o delegado da PIDE. Após aturado e longo debate, decidem enviar para Lisboa a seguinte resposta: Sismo impedido stop Epicentro capturado com mais dois comparsas stop.

A RTP iniciou na semana passada a segunda série de episódios do CONTA-ME COMO FOI. Baseada no conceito da série espanhola CONTA-ME QUE PASÓ, esta série de ficção transporta-nos para o dia-a-dia de uma família trabalhadora em 1968. A existência desta família e as memórias desse tempo, são-nos trazidas pela voz de um narrador adulto, criança na altura, que nos informa sobre as venturas e desventuras de uma família espartilhada pelas dificuldades económicas, inicialmente ensimesmada na sua luta quotidiana, mas que a tempo se abre às mudanças que na sociedade portuguesa se vão anunciando.

Plenos de detalhes, imagens e referências historicamente indexadas, cada um dos episódios é, para uns uma descoberta de realidades nunca vividas e para outros uma viagem ao seu próprio passado. No meio do tele-lixo que nos é servido diariamente em salvas de prata, esta produção da RTP é uma excepção que merece ser acompanhada.

Sem comentários: