2007/10/23

À DESCOBERTA DE UM MÚSICO




É já a dia 27 de Outubro, na Sociedade 1º de Agosto (em Santa Iria de Azóia), pelas 22:00, que Jorge Marques dará, pela primeira vez, um concerto preenchido, exclusivamente, com temas da sua autoria ou adaptados por si.

Trata-se de uma oportunidade para descobrir um compositor jovem e promissor, cujos temas revelam uma sensibilidade única ao universo que o rodeia, sublinhados por sonoridades abrangentes – dos ritmos mais intimistas aos mais acelerados – ilustrativos das suas influências musicais: da música popular portuguesa aos sons mais contemporâneos da pop/rock, sem esquecer, obviamente, os ambientes rítmicos oriundos do Jazz.


Dados biográficos.
Jorge Marques nasceu em Dortmund (na então República Federal da Alemanha), em 3 de Junho de 1973, filho de pais emigrantes. E regressou a Portugal no Verão de 1984.

Descobriu o gosto pela música muito cedo. Participou em coros infantis de igreja e aos 7 anos, iniciou as aulas de órgão electrónico que prosseguiu, depois, já em Portugal. Em 1990, começa um processo autodidáctico de aprendizagem de guitarra. Metódico e determinado, o músico fechou-se, então, no quarto (depois das aulas) durante 6 meses, para aprender a dominar este instrumento que é, actualmente, presença incontornável na sua música.

Em 1991, dá início à fase de participação em grupos, organizando a sua primeira banda de covers, Factor X (no Tramagal, Abrantes), que se apresenta em bares e com a qual, pela primeira vez, dá a conhecer ao público vários temas originais. Em 1994, integra um quarteto em cujo reportório constavam versões Jazz de temas de música popular portuguesa, bem como temas originais, algumas deles compostas poe Jorge Marques.

Nos anos que se seguem, o músico, aproveitando os vários projectos colectivos que integrou (casos de Pack 7 ou Guerreiros do Látex, entre outros), foi introduzindo no reportório que apresentavam alguns temas originais da sua autoria.

A reacção do público a este temas não podia ter sido mais motivador, razão pela qual, em Novembro de 2002, Jorge Marques resolve registar a sua primeira maqueta com 10 temas, na Sociedade Portuguesa de Autores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho óptimo a promoção da cultura, só não esperava encontrá-la neste local

O MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE disse...

Não tem estado atento!