2007/08/16

TEMPO DE ANTENA PARA VIRTRUVIO, DEPOIS DE TER TIDO TEMPO DE ANTENA DEMÉTRIO ALVES, DEPOIS DE TER CIRCULADO UMA PETIÇÃO DE VIRTRUVIO


Imagem retirada daqui.


SOMBRAS CHINESAS


"Pi Ying, é um espectáculo de sombras. As figuras, os cenários e os acessórios do espectáculo são feitos de couro de burro ou boi. Para fazer o espectáculo, usam-se um tecido de seda branco como pano em frente, e lâmpadas atrás do pano; os apresentadores manipulam as figuras, os cenários e os acessórios atrás do pano, falando e cantando, acompanhados com música. São as sombras no pano que contam a história. Esta forma de entretenimento surgiu na Dinastia Song do Norte (960 - 1127)."


"Exmo. Sr. Eng. Demétrio Alves,


Consideramos uma honra que tenha feito o favor de se nos dirigir, embora lamentemos só agora nos apercebermos das suas tentativas de contacto. Efectivamente, durante o período de férias em que estivemos afastados do país, não acedemos à internet e foi com a mais absoluta surpresa que agora contactamos com a carta que nos dirigiu.

Esclarecemos, portanto, desde já, que somos, na sua expressão, um colectivo. Ou seja, somos dois casais, amigos, que entendemos em conjunto redigir e lançar a Petição on-line que conhece. Durante muito tempo debatemos entre nós se pessoas que não estão na vida politica, que não pertencem a partidos, que não conhecem pessoalmente V.Exa., que não sabem como se organizam candidaturas a uma Câmara Municipal, podiam e deviam fazer alguma coisa. Entendemos entre todos que era preciso fazer algo e escolhemos a via da Petição, pelas razões que lhe indicamos:

Somos empresários no Concelho de Loures, há vários anos. Nunca nos cruzamos com V.Exa. pessoalmente, nem beneficiamos directamente de nenhum acto de gestão seu, mas olhando para trás somos capazes de reconhecer nos nossos negócios e na nossa vida do dia-a-dia que no seu tempo, havia um rumo, uma vontade, um comando, uma dinâmica, que nunca mais se viu depois da sua saída.

Confessamos que fomos dos que acreditamos no actual Presidente da Câmara. Assumimos pois que votamos nele, todos os quatro. Em pouco tempo, descobrimos o nosso engano e o nosso desencanto. Já ninguém fala de Loures e Loures já não é referência em lado nenhum. Tínhamos e temos de tentar corrigir o nosso erro, daí querermos todos fazer qualquer coisa.

Eis a justificação para o apelo que lhe fizemos por intermédio da Petição. Pareceu-nos que V.Exa. saiu da presidência da Câmara zangado com as circunstâncias e com as dificuldades da criação do concelho de Odivelas. Portanto, pensamos, que bastaria a sua vontade, agora que as águas estão separadas, para que pudesse voltar. Para nós parecia-nos que dependeria de o convencer a si. Assim, o apelo é-lhe dirigido e a mais ninguém.

Compreenderá que mantemos o anonimato porque os interesses que mantemos em Loures, dos quais dependem a nossa vida e bem-estar, não podem ficar à mercê de reacções adversas da Câmara e Governo, que sendo do mesmo partido, hão-de ter formas de exercer represálias em conjunto se o entenderem.

Julgamos ter percebido as objecções que apresenta à hipótese de ser de novo Presidente de Loures. Nada percebemos quanto ao funcionamento interno dos partidos e das suas escolhas e esperamos sinceramente não ter contribuído para que se criem obstáculos ao seu regresso, mas que pelo contrário, o seu partido, entenda que o nosso reconhecimento pelo seu trabalho e protagonismo é um reconhecimento que se estende a muita gente que conhecemos e com que contactamos ou trabalhamos.

O actual Presidente só o é, porque o Sr. Eng. não foi candidato nas últimas eleições. Se não já teria passado à história.

Perante isto, escapa-se-nos a razão pela qual pode o seu partido não querer vencer as eleições em Loures. Será que há algum acordo que o público não conhece? Será que o seu partido está satisfeito com a governação do Sr. Carlos Teixeira? Se tal acontecer, só nos resta pedir-lhe que possa apresentar uma candidatura independente. É claro que não sabemos se um independente terá meios e influência suficiente para ganhar, mas de certeza, como em Lisboa, dará uma grande bofetada de luva branca no seu e nos outros partidos.

Verificamos que apesar dos imediatos boicotes que a nossa Petição sofreu e que como é quase certo, afastaram de assinar muita gente, estarão patentes, mais de 250 assinaturas válidas. Certamente, serão de pessoas que como nós concordam que é preciso dar outro caminho a este concelho, não permitir que se transforme num subúrbio, desqualificado e sobrelotado. Ora essas assinaturas devem representar muito mais gente ainda.

Duvidamos que qualquer um dos actuais vereadores, obtivesse, pelos mesmos meios, os mesmos resultados. São talvez um sinal.

Percebemos bem que não se pode passar a vida, a mudar de vida, mas também acreditamos que estaria disposto a um esforço adicional, para que não se perca completamente o desenvolvimento que Loures teve e que, mais do que isso, se possa aspirar a um município moderno, agradável para viver e trabalhar, culto e informado, respeitando o seu passado, tradições e património e, especialmente, em que sejam as pessoas os destinatários das politicas, para além dos interesses pessoais e até partidários e ideológicos de cada um.

É por isso que na medida das nossas parcas possibilidades tudo faremos para que volte à Presidência de Loures.

Oxalá concorde connosco.

Receba os nossos melhores cumprimentos e respeito.

Os quatro de Virtruvio.

9 de Agosto de 2007 "
Outros textos sobre o mesmo tema:

4 comentários:

Anónimo disse...

O camarada rui pinheiro não desite, bolas. Não há paciência para tanta treta. Esses dois casais de empresários são muito politizados. Não podem dar a cara porque têm os seus negócios e empresas... não se querem prejudicar... coitadinhos, apetece-me chorar... os outros que vão à frente! Loures já sabe que pode contar com eles para escolherem um presidente para a câmara, mas não lhes peçam para mexer mais uma palha.
Espanta-me o demétrio andar metido nestas criancices...

Anónimo disse...

Amigos agora é tarde, e se queriam o Demétrio, não tivessem sido tão severos com ele. Um génio é sempre imcompreendido, só mais tarde é reconhecido de facto. E não foi o Eng. Teixeira que afundou Loures, foi a equipa antecessora, lembram-se quem?

Anónimo disse...

Agora vinha o Sr. Eng. Demétrio coitado, corrigir todos os erros desde 1999? os erros de outros?é um fardo muito pesado, ele nem sabe o que o espera.

Anónimo disse...

A fauna entretanto instalada na edilidade, não lhe permite dar à volta à situação.