2007/11/03

PREVISÃO DE INTENÇÕES DE DESPESAS DE DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL – PIDDAC


Nesta semana inicia-se o debate sobre o Orçamento de Estado, estando também em discussão o PIDDAC. Ao contrário do que se publicita no título deste post, o PIDDAC é o “quadro de referência da despesa pública de investimento realizada pela Administração Central (incluindo despesas de apoio ao investimento de outros sectores institucionais através de subsídios e transferências designadamente no âmbito dos "sistemas de incentivos" e de esquemas de colaboração com entidades exteriores à Administração Central). O PIDDAC detalha de forma regionalizada os respectivos programas e medidas orçamentais, articulados com as GOP e com os Quadros Comunitários de Apoio, evidenciando os encargos plurianuais e as fontes de financiamento.”
Consultando o mapa do PIDDAC ficamos a saber qual é o programa de investimento que o Governo se propõe cumprir no próximo ano. Por curiosidade bairrista interessou-me saber quais as intenções do Governo para com o Município de Loures. Diga-mos que não são as melhores. De 2007 para 2008, o volume de investimento previsto desce de cerca de cinco milhões de euros para aproximadamente três milhões. Falamos de uma redução na ordem dos 40%.
No que respeita a Loures, o OE, informa ainda os munícipes deste concelho que o Governo só prevê começar a ter despesa com o Hospital de Loures para lá de 2011. Perante o esmagamento que constituem estes dados, a Câmara Municipal de Loures remete-se ao mais incrível silêncio. Na última reunião de Câmara, questionado sobre estes dados, o Presidente desvalorizou-os da forma menos esperada, declarando que a lei do orçamento, lei da república, não seria uma coisa para levar muito a sério, porque muito é aquilo que lá vem e que não é feito, e muito é feito que lá não consta. Espantoso. Sobre o papel da Câmara Municipal, informou ainda que ele próprio fez várias propostas de investimentos para inclusão no PIDDAC. Não duvido que assim tenha sido, mas desse esforço resultou uma redução de 40% no investimento previsto, ou as propostas não eram muito sérias, ou já ninguém leva muito a sério o proponente, nem mesmo o Governo que é do seu partido. Seja como for, qualquer uma das duas hipóteses é deveras preocupante e ainda o é mais o seu resultado.

4 comentários:

Anónimo disse...

E de futebol? Ninguém fala de futebol neste blog? Será que o Marquês não gosta de um bom jogo da bola?!?!?

Anónimo disse...

Futebol? falar de uma selecção luso brasileira? falar do Apito Dourado? falar de um dos sectores mais corruptos e viciados? existem três grandes clubes que funcionam como empresas e o resto é são clubes de bairro que nunca chegam ao topo, porque os três absorvem os bons jogadores, estes por sua vez, só vêm cifrões, quem dá mais é que é. Falar das dívidas dos três grandes? falar dos esquemas paralelos das claques? falar dos árbritos que trocam golos por meninas? falar de dos jogadores que falam em espanhol e que pensam que isto é a Liga Espanhola? falar de empresários de futebol duvidosos, com suspeitas de negociatas, mas que ninguém lhes toca? nem a Maria José Morgado? falar do casamento do presidente do FCP, que agora quer mudar a sua imagem?

Anónimo disse...

E os jogos são para os parvos se divertirem e financiarem este circulo de interesses.

Anónimo disse...

Também podemos falar de Fátima e Fado.