2007/11/13

AO CUIDADO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES




Tendo em conta que ainda ontem, na reunião da Assembleia Municipal de Loures, os possíveis trajectos do TGV em Loures eram completamente desconhecidos pela Câmara Municipal de Loures.
Tendo em conta que esta informação carecia ainda de uma eventual resposta a um eventual pedido de informação feito pela Câmara ao Governo.
Tendo em conta que todas as explicações dadas para justificar o desconhecimento da Câmara Municipal de Loures foram disparatadas.
Tendo em conta que todas as almas que lá se encontravam ficaram a saber o mesmo à saída, que já sabiam quando lá entraram.
O Palácio difunde, talvez em primeira mão, que um dos traçados desconhecidos atravessará o núcleo urbano de Sacavém.

Gare do Oriente vai obrigar a "pequenas expropriações" em instalações militares e da REN

A utilização da Gare do Oriente como estação central para o TGV vai obrigar a "pequenas expropriações" em instalações militares e da REN, mas "sem interferências com edificações importantes", admite o programa funcional da estação, a que a agência Lusa teve acesso.

O programa, elaborado pela empresa responsável pelos estudos do TGV, a Rave, define as orientações para a ampliação da Gare, que será projectada pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava, responsável pelo projecto original.

A saída para norte da alta velocidade ferroviária, será feita a poente do actual corredor da Linha do Norte, até ao viaduto de acesso à Ponte Vasco da Gama, prosseguindo para o núcleo urbano de Sacavém, que atravessará em túnel, prevê o documento da Rave.

No troço entre a passagem superior da Avenida da Peregrinação e o viaduto de acesso à Ponte Vasco da Gama, localizam-se, do lado esquerdo da linha do Norte, duas parcelas contendo instalações militares e instalações da empresa de transporte de energia REN (Rede Energética Nacional).

"Prevêem-se neste troço pequenas expropriações em ambas as parcelas, sem interferência com edificações importantes", refere.

Entre o viaduto de acesso à Ponte Vasco da Gama e o viaduto do IC2, o documento identifica também a existência de instalações dos CTT (Correios de Portugal), "onde se constata interferência com uma das extremidades dum pavilhão existente".

A sul da Estação do Oriente, a via dupla afecta à alta velocidade ocupará a faixa poente do actual corredor ferroviário até à estação de Braço de Prata, que também será modificada no âmbito das ligações norte da Terceira Travessia do Tejo.

A construção da nova via dupla implicará a reformulação das passagens desniveladas da Avenida de Pádua, da rua Corsário das Ilhas e da Avenida Marechal Gomes da Costa, segundo o mesmo documento.


Fonte, RTP

9 comentários:

Anónimo disse...

Neste post existe uma omissão importantissima!!! O que vai acontecer ao "estádio" do Sacavenense com o seu relvado sintético tão recentemente inaugurado? Não que eu esteja sempre a pensar no futebol, mas é mais divertido do que falar de Fátima ou Fado...

Anónimo disse...

PRECISAMOS DE UM TGV ?. Já repararam o que se poderia fazer de bom e útil, com essa verba fabulosa?
Quando muito um ramal da rede espanhola, para nos ligar à Europa da ALTA VELOCIDADE, que pode muito bem, ficar-se pelo novo aeroporto (?) do Campo de Tiro de Alcochete (no concelho de Benavente).
PORQUÊ A ESTAÇÃO DO ORIENTE ?, qualquer comboio metropolitano é mais eficiente. Enfim deixemos estas coisas para os homens do futebol, de Fátima ou do Fado decidirem.

Anónimo disse...

E porque não fazer a estação do TGV nas instalações do antigo quartel de Sacavém... Aparentemente estão à venda?!?

Anónimo disse...

Da forma como são os túneis em Portugal (Marquês, Rossio, Terreiro do Paço, etc), quando este estiver pronto para inaugurar já a maneira mais prática de nos descolarmos será o teletransporte.

Anónimo disse...

O antigo quartel, que pena não ter siso usado como instalações da Câmara Municipal de Sacavém, que nunca existiu, mas devia ter existido. Talvez não se aturassem agora as prepotências vindas de Loures.

Anónimo disse...

Se o Governo deixou entrar na função Pública no último ano, 40.000 amigos, como justifica a existência de excedentes? ou serão excedentes todos aqueles que não tem o cartão do PS?

Anónimo disse...

E o Tribunal afirma que o quadro de excedentes é inconstitucional, mas eles PODEM TUDO e não respeitam nenhuma instituição.Este Governo desrespeita tudo e todos, não tem respeito pelas instituições.

Anónimo disse...

VIERAM DIZER QUE JÁ CRIARAM 100.000POSTOS DE TRABALHO NESTA LEGISLATURA, só se forem 100.000 jovens imberbes alistados na JS, daqueles jovens que andam à procura de tacho, nada melhor que se alistarem na JS ou PS, jovens sem convicções fortes a não ser conseguir um tachinho. Na Cãmara de Loures há muitos e muitas destes destas.

Anónimo disse...

A EDITE ESTRELA tem como assessores no parlamento europeu, o genro e a enteada.