2007/04/05

PORTUGAL TEM SOLUÇÃO


4 comentários:

Anónimo disse...

Deixei de ser fã dos gato fedorento, se eles querem fazer política alistem-se num partido e poderão faze-lo, agora devem cingir-se à sua função de humoristas. E mais,onde está a democracia das ideias? Aceitem de uma vez por todas que o Salazar ganhou nos Grandes Portugueses e que a maioria dos portugueses tem saudades de Salazar! Sejam democratas e aceitem a vontade da maioria.As pessoas estão cansadas de pretos a cagarem tudo e a incendiarem carros e assaltos e coitadinhos são pretos.

Anónimo disse...

Sempre quero ver a vossa democracia, e apagarem o comentário.

Anónimo disse...

Obrigado pelo comentário. Seguramente que se o comentário fosse calunioso ou difamasse alguém seria apagado, e isso seria respeito pela democracia e pelo estado de direito. Como ele se inscreve no livre direito de opinião, que nunca existiu durante o estado novo, ficará visivel para quem o quiser ler.

Pessoalmente entendo que os humoristas têm todo o direito de fazer humor, o que foi o caso do cartaz colocado. terá esse humor uma leitura política? Claro que sim. Mas isso não foi genuíno nos gato fedorento. Todos os verdedeiros humoristas exploram o ridículo nas convenções sociais, culturais e, por arrasto, políticas. Leia Gil Vicente e verá como é antiga a pólvora.

Quanto a Salazar e a vitória deste num concurso televisivo, talvez seja exagero da sua parte deduzir que ela significa que a maioria dos portugueses têm "saudades" do ditador! É uma relação de causa efeito muito simplista, logo pobre.

Quanto ao racismo... N "A Vida é Bela" de Roberto Benigni, quando o filho lhe pergunta porque é que na pastelaria existia uma informação que decretava ser proibida a entrada a caês e judeus, ele responde-lhe que cada um é livre de ser os seus ódios e que na sua loja passará a ser vedado o acesso a cavalos e espanhois. O ridículo desmanchou o preconceito. A violência é uma chaga social, que se constitui ele mesma um problema nas sociedades modernas. Criar outro problema que é o racismo fomentado não me parece uma atitude lúcida, nem uma solução que venha por bem. O senhor não gostará de violência, de caros incendiados ou de assaltos, independentemente da cor dos meliantes?

António Câmara e Sousa

Anónimo disse...

Mas o Herman sempre fez humor com crítica política e nunca andou a colocar cartazes dessa natureza.