2007/04/02

NOTÍCIA NO EXPRESSO



"A criminalidade mais ou menos dura, os desvios de comportamento, as atitudes marginais, atravessam de uma forma transversal todo o território nacional, com pequenas nuances relacionadas com o tecido social local.Loures não é excepção.Vem isto a propósito da notícia de primeira página do jornal Expresso de 30 de Março. Está a decorrer o julgamento de um cidadão residente na Quinta das Sapateiras em Loures, acusado de abusos sexuais auferidos a mais de uma dezena de crianças que estavam à guarda do ATL em que trabalhava. Até aqui, apesar da gravidade da situação, nada a comentar, até porque o caso está a ser devidamente tratado pelos tribunais.O facto de o referido ATL funcionar em espaços da autarquia que se responsabiliza pelo pagamento da água e da luz, já nos deixa com a pulga atrás da orelha. Se acrescentarmos a condecoração com que o referido senhor foi agraciado pelo CM Loures por bons serviços prestados à comunidade, então é altura de ficarmos de facto alerta. A visita de técnicos da autarquia ao referido espaço relatando que tudo estava bem “muito limpinho…”, faz-nos crer que este assunto, definitivamente, nos diz respeito e que se torna necessário perceber qual o papel e responsabilidade que o executivo camarário tem no funcionamento deste equipamento. Sabemos que estes actos de criminalidade não são facilmente adivinhados e que os pedófilos não se distinguem a olho nu do comum dos mortais.Refere a notícia que desde 2004 o acusado é o único adulto que aí trabalha, pois as mães que inicialmente colaboravam, deixaram de o fazer.O senhor vereador António Pereira interpelado sobre o assunto admite o apoio ao ATL, assume que a instituição não se encontra legalizada, mas “ …Prometia-nos que ia legalizar a situação e fomos adiando.” e “Ele colmatava uma lacuna grave no bairro e responsabilizava-se pelas crianças que durante a tarde não tinham para onde ir.” Como é agora moda dizer: não tenho palavras para tanta indignação.Então apoia-se uma instituição que não cumpre os requisitos legais, que é ilegal, com espaço, água, luz e ainda com visitas técnicas?! Permite-se que um espaço por “estar limpinho” e o senhor “ser muito simpático disponível e colaborante” acolha 25 crianças, e depois lamenta-se e ainda se considera “também fomos vítimas no processo.”Infelizmente esta situação de perfeita ilegalidade no que se refere a ATls não é única no nosso concelho, sendo, até alguns, propriedade de juntas de freguesia, sem licença de funcionamento, sem pessoal especializado, sem os requisitos mínimos de funcionamento.Quando é que esta gente responde pelas ilegalidades que permite e desenvolve?Quando é que este vereador será acusado de co- responsabilidade nestes crimes? (por confissão do próprio e pelo facto de não cumprir a função para que foi eleito assumindo a falta de resposta autárquica à lacuna num dos bairros mais problemáticos do concelho."



Comentário enviado por uma visitante.




Imagem retirada do fundo do baú, editada em Julho de 2004, no blogue aconteceem loures, sobre o delírio condecorativo do Presidente da Câmara Municipal de Loures. Na altura só se evidenciava o ridículo da situação, não se antevendo outras implicações mais gravosas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas qual é o espanto? pedofilia=PS, logo ali ao lado, na Câmara de Odivelas um assessor Dr. Inverno foi condenado a 19 anos de prisão por pedofilia, se bem que foi solto (sorte ser socialista em Portugal).
E porque não reclamaram para a Comissão de Protecção de Jovens e Menores de Loures? ah entendo, a responsável era a Dra. Pires de Bucelas. Ou então reclamem para as assistentes sociais católicas e socialistas muito boazinhas e hipócritas do Vereador Pereira (as recentes, entenda-se).

Anónimo disse...

O Dr. Pedro Pedroso também está de volta à Assembleia e o desgraçado do animador do ATL não se pode divertir a comer criançinhas?

Anónimo disse...

Paulo Pedroso

Anónimo disse...

Dra.Pires=Dr. Queirós=antigo assessor de Dr. Rui Cunha=secretário Estado de Paulo Pedroso