2007/05/09

A JANGADA DA MEDUSA

“A Jangada da Medusa" Instalação no Museu de Cera de Paris


Ontem, no Editorial do Público José Manuel Fernandes, relembra o episódio histórico da Jangada da Medusa para tecer o requiem da esquerda francesa. Claro que todos sabemos que no caso de JMF, as suas análises estão sempre enquistadas pelos seus desejos pessoais. Nos ditos populares todos sabemos que anunciar extemporaneamente a morte de alguém significa prolongar-lhe a vida. Logo, na sua ânsia de concretização de desejos pessoais, JMF acaba por ser contraproducente.
Passado o intróito que justifica a utilização da imagem da Jangada da Medusa, passemos à história, ela mesma.
Este episódio da história encheu de horror e repulsa a sociedade europeia no início do século XIX. A fragata real Medusa saiu de um porto francês nos primeiros dias de Junho de 1816. A sua viagem deveria conduzir os seus ilustres ocupantes à costa do Senegal.
A lista de ocupantes era composta pelo novo Governador do Senegal, a sua família, altas patentes militares, altos funcionários, mais de meia centena de cientistas, soldados e marinheiros. A lotação total era de cerca de 400 pessoas. O comando da embarcação de tão ilustre destacamento ficou a cargo de um Comandante, pouco experiente, que recebeu a responsabilidade por confiança e reconhecimento político. A inexperiência do Comandante, aliada à sua sobranceria, levou ao naufrágio ao largo das Canárias.
O processo da evacuação do navio foi marcado pelo egoísmo e por actos de brutalidade. O Governador, parte das patentes militares, as suas famílias e o próprio Comandante ocuparam os salva-vidas disponíveis e, prometendo voltar com ajuda que nunca chegou, deixaram para trás cerca de 150 pessoas. Eles próprios, nunca mais apareceram. A escassez de alimentos e água desencadearam uma feroz luta pela sobrevivência. Mas essa luta ultrapassava os limites da vantagem no controlo da água, do vinho ou dos víveres. A luta era pela posição ocupada na Jangada, improvisada e pouco estável, onde estes náufragos se encontravam. Os lugares foram ocupados de acordo com o “estatuto” dos náufragos. Os oficiais e cientistas instalaram-se no centro da mesma, os soldados e os marinheiros, entretanto desarmados, foram remetidos para as bordas, que facilmente ficavam submersas. Na primeira noite desapareceram da jangada 20 pessoas. Durante, um motim, os oficiais mataram mais 65.
Passada uma semana apenas cerca de 30 sobreviventes restavam na jangada. Aí foram seleccionados os que se encontravam em melhores condições físicas e escolhidos os que, ainda vivos, seriam lançados ao mar.
O canibalismo foi a prática que permitiu a sobrevivência dos 10 náufragos, que acabaram por ser resgatados. De entre estes apenas um não era cientista, funcionário público ou oficial. A luta pela sobrevivência vitimou sobretudo os que, na jangada, ocupavam os estratos sociais mais baixos.
O exemplo da Jangada da Medusa, tão diligentemente utilizado por JMF para ilustrar a situação da esquerda francesa, aplica-se melhor na ilustração das sociedades construídas sob os ditames do neo-liberalismo social e económico. A França reforçou este caminho. As Jangadas do Medusa multiplicar-se-ão.

Sem comentários: