2008/09/23

COMO SERIA A VIAGEM DE MAGALHÃES SEM BARCO???


Há uma meia dúzia de anos conheci um grupo de escolas “primárias” de aldeias do interior da Estremadura espanhola, onde cada aluno tinha e trabalhava diariamente com um pequeno computador portátil que se encontrava ligado numa rede interna com todos os colegas e professores. Diariamente os trabalhos eram aí desenvolvidos, o professor corrigia-os, divulgava-os numa espécie de quadro interactivo. E logicamente o acesso à Net era possível e gerenciado pelos professores.


Fiquei muito entusiasmada e pensei se seria possível nas nossas escolas. Investiguei e percebi que esse projecto era promovido por uma empresa informática e portanto também seria possível cá.
Acontece que o “município” espanhol tinha assumido a responsabilidade de fazer as adaptações físicas nos edifícios que permitiram a experiência.


Hoje iniciou-se, com pompa e circunstância a distribuição/venda do Magalhães pelas escolas do 1º ciclo.


Toda a gente aplaude e eu também.
Só que pelo que conheço das escolas, o acesso à Internet , quando existe, localiza-se num único espaço, sem rede sem fios.


Em Loures, teoricamente, todas as escolas têm acesso à Internet, geralmente nas bibliotecas, quando existem, ou no gabinete dos professores ou, nas escolas pequenas, numa das salas da escola.
Para as escolas, solicitar à Câmara que faça chegar o acesso a outros espaços é um esforço inglório.
Construir redes internas para poder usar-se o equipamento em causa é uma miragem.


Mas, estou espectante!

A seguir à propaganda, será que os municípios farão as adaptações necessárias?

Como seria a viagem de Magalhães sem barco?

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta história do computador magalhães deve ser cá uma jogada, o Estado a pagar os computadores à empresa de um amigo socialista que deve estar a encher-se e não é pouco.

Anónimo disse...

Afinal o Magalhães (nome horrivel para um pc infantil) já foi inventado por outros países , foi adaptado cá, foi só a casca.
Vi este Verão meninos franceses com uns portáteis semelhantes.
Este Governo é mesmo uma propaganda pegada.