2008/09/15

CANÇÕES DE EMBALAR





"A nova Discoteca” In Bacco”, situada no parque da Cidade está a criar Polémica, tudo por causa do funcionamento, e do ruído que provoca até as 5 da manhã. Esta discoteca situada no parque da cidade fica perto de um núcleo de habitação na localidade de “Mealhada”, um aglomerado de prédios, na “entrada” da Cidade de Loures.
Na Mealhada os moradores descontentes com esta situação e afectados com o barulho juntaram-se num “Grupo de Cidadãos da Mealhada”, porque juntos poderiam protestar com mais veemência. Este Grupo apresentou um requerimento a Câmara já depois de 20 de Agosto, para protestar, mas o espaço continua a funcionar desde a sua inauguração, no dia 27 de Julho, durante as festas do concelho de Loures.
De facto aquele espaço não se destinava inicialmente para ser uma Discoteca, mas sim para ser um bar, e ser uma coisa agradável, e não algo que provocasse distúrbios e mau estar das populações, que não conseguem dormir, e sentem-se deprimidos, e que, no outro dia vão trabalhar e, esta situação esta a afectar habitantes da Mealhada, os que moram na proximidade desta discoteca.
Os moradores telefonam para a Policia por causa do barulho, mas a Policia diz que nada pode fazer, afinal de contas, este projecto do suposto Bar, foi aprovado pela Câmara Municipal de Loures e, sendo um projecto da própria Câmara Municipal que aprovou a construção daquele espaço.
Tudo o que os Moradores da Mealhada pedem, é que pare o ruído, e que possam descansar, e agora a Câmara vai ter que emendar, uma situação que ela própria criou, ao aprovar como zonas de cafetaria e restauração, e que deu origem a esta situação.
Claro que a criação destes bares e restaurantes no parque da Cidade, foi um erro como se pode analisar pelos resultados, porque o Parque da Cidade era suposto ser uma zona de descompressão, da Cidade, em vez disso pode trazer problemas de segurança, ou de estacionamento. Começa a vir ao de cima os problemas deste projecto, neste caso, o ruído de uma discoteca, num espaço de Restauração aprovado pela Câmara Municipal de Loures. E a Câmara Municipal de Loures aparece agora como bom samaritano a tentar resolver este problema, mas esquece-se que foi a própria que esta na Génese deste problema. "

(autor identificado)

Obrigado pela missiva.
Como pode imaginar, conheço perfeitamente o espaço. Tenho uma vista privilegiada para o bar/discoteca que desde Junho funciona no piso superior do complexo construído pela Câmara Municipal. Direi mesmo, janelas meias com a Sala de Sessões da Assembleia Municipal. Já o visitei. É um espaço muito agradável. Porém, se o seu funcionamento lesa os interesses dos moradores circundantes, atentando contra o seu direito ao descanso, devem ser aferidas as condições de funcionamento do mesmo. Deve ser esclarecido o termo do licenciamento, assim como as condições objectivas da estrutura construída para albergar este tipo de actividade. Existem mecanismos legais para fazer essas aferições, nomeadamente regras concernentes a isolamentos acústicos e limites de som.
A Câmara Municipal tem o dever redobrado no acautelamento destes aspectos, na medida em que foi a principal impulsionadora deste projecto.
Com os melhores cumprimentos,
O Marquês

4 comentários:

Anónimo disse...

está mal. mas o mijadouro municipal e a degradação comleta que até háuns meses atrás ali existia era bem pior.

Anónimo disse...

por acaso o amigo que diz mal já se deu ao trabalho de ir visitar a nova galeria municipal Vieira da Silva?

Anónimo disse...

A Galeria não se chama Vieira da Silva. Bronco!

Anónimo disse...

Pois não, chama-se Galeria Municipal Vieira da Silva.
http://www.cm-loures.pt/fonewsdetail.asp?stage=2&id=1893
Ou não sabes lêr ou és cego! Se assim fôr ou vais para o RVCC ou alista-te na ACAPO. Ou então és um jumento. O que a ser assim não tem cura. Nasces e morres assim. Tipo asno.