2007/06/29

PS LEVA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE SACAVÉM A TAIWAN!

Há muito que os diferendos entre dois dos eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Sacavém não auguravam um bom desfecho para aquela contenda. Em causa estão o Presidente da Assembleia, Dr. Augusto Moura Brito (PS) e o porta-voz do Grupo de Eleitos do PS, António Canhão, também assessor na Câmara Municipal de Loures. Ambos figuras proeminentes da estrutura local do Partido Socialista no Concelho de Loures. Os diferendos entre ambos terão porventura fundamentos intelectuais e de divergência política. Por várias vezes a animosidade tem tomado conta dos trabalhos dessa Assembleia de Freguesia em resultado da troca de palavras mais ásperas entre estes dois eleitos do PS. Porém, nenhum dos relatos que me têm chegado, nem mesmo os mais acalorados, faziam prever que esta incompatibilidade cultural degenerasse numa agressão.
Mas assim foi. Ontem, antes do início dos trabalhos da Assembleia de Freguesia, o Dr. Augusto Moura Brito foi agredido pelo seu camarada de partido, António Canhão. Entre a agressão, a chamada da polícia ao local, que entretanto foi “desconvocada”, e o abandono do local pelo agressor, afim de que se iniciassem os trabalhos da Assembleia, decorreu quase uma hora. Os eleitos das restantes forças políticas iam sendo surpreendidos, à medida que chegavam, com os relatos do sucedido.
A comoção tomou conta dos restantes eleitos do PS, que para vergonha sua, viram dois dos seus camaradas envolvidos em insultos e agressões físicas nas instalações da Assembleia de Freguesia.
Foi um espectáculo vil e degradante. Não sendo hábito uma grande elevação da intervenção política do PS na Freguesia de Sacavém, longe estava dos espíritos mais premonitórios um episódio com estes contornos. Não sendo imputável ao PS os actos em si que ontem se verificaram, existe uma responsabilidade política associada.
Um Partido que se transforma numa soma de caciques locais, que perde perspectiva política e ideológica e no qual não existem valores de solidariedade entre os seus membros, torna-se num terreiro de digladiação estéril e até violenta. Mas mais relevante, um Partido assim torna-se incapaz de fazer a defesa dos interesses das populações, porque o esforço e a dedicação dos seus membros se esgota na luta do poder pelo poder. Outro nível de responsabilidade política do PS, nesta situação, decorre das responsabilidades que tem nessa autarquia, onde governa. Caber-lhe-ia o papel mais relevante no que concerne à dignificação da actividade política, mas tem sido incapaz de o desempenhar. Cabe-lhe ainda a responsabilidade de ter sido no seu seio que alguns dos quadros políticos mais desqualificados da política local do Concelho de Loures encontraram promoção.

6 comentários:

Anónimo disse...

é pena não existirem imagens. quem vai à guerra dá e leva, espero que no exercício do seu direito de auto-defesa o presidente da assembleia também lhe tenha dado umas pingas.

Anónimo disse...

mas custa-me a acreditar que o antónio canhão tenha cometido tal acto. é uma pessoa tão educada, culta e informada que não o imagino em tamanha barbarie. é talvez do melhores assessores que esta câmara tem.

Anónimo disse...

não me espanta tal contenta mas é o quec de melhor tem o ps de loures e acabo por aqui porque de politicos não ttem nada mas oportunistas e maus governantes tem muito.

Anónimo disse...

O Presidente da Câmara de certo já concluiu: "só pode ser obra dos comunistas!"

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer o que faz esse tal Sr. Doutor Assessor António Canhão na Câmara Municipal de Loures?

Anónimo disse...

O Canhão? não faz nada, inicialmente foi designado para controlar a cultura e fazer do museu das loiças em sacavem a sua coutada mas ao que parece não conseguiu fazer frente à directora. Agora diz-se que é desta que ele vai para os museus já que a Sra. está a cair em desgraça, depois de ter sido usada para fazer o trabalho sujo.