2008/01/06

PARA UM AMIGO



Para o nosso amigo Adão Barata, hoje e sempre cantamos-lhe as Janeiras.
Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras
Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte

Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra

Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza

Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem anda à noite à ventura

Letra e Música de Zeca Afonso

23 comentários:

Anónimo disse...

só peço um post sobre as piscinas da portela. afinal vocês andam agora um pouco mais desesperados. e ainda vão ficar mais, à medida que o tempo passa. antevejo uma grande desgraça para o pc de loures. perpetuem no abrantes que a malta do ps e do psd aplaudem. Tenham dignidade e não misturem a grande pessoa, o amigo que é o adão barata com este blog onde só se sabe dizer mal por dizer mal. a propósito, o marquês já se passou? era o que ele fazia melhor.

Impudências disse...

Pois então sobre as Piscinas da Portela, diga-se o seguinte: há sempre que inaugure obra nova, como há quem apague as luzes e feche a porta quando saí. A vida está organizada assim e pronto. É possível fingir muita coisa, mas também é possível homenagear aqueles que tiveram papeis decisivos na resolução de um problema e transformá-lo em oportunidade e bem estar. Não se começa nada pelo fim, certo ?!... São eles: Severiano Falcão, Demétrio Alves, Adão Barata e Geni Candeias. Aqui fica o registo, porque não aceito engrossar o bando das memórias curtas.

Anónimo disse...

Partilho e saúdo o cantar das Janeiras ao Adão Barata, pela estima que lhe tenho.
Das piscinas da Portela e demias posições, coragem e lucidez, uma palavra de parabéns ao vereador do PSD - Paulo Guedes da Silva. Sem complexos.

Anónimo disse...

Julgo ser pertinente o "cantar das janeiras" ao Adão Barata e relacionar este assunto com as piscinas.

Sentimos a sua ausência na inauguração das Piscinas da Portela, um projecto que pode não ter concluído, mas para o qual muito trabalhou.

Bem Haja pela pessoa que é e pelo que representa para as pessoas (bem formadas, claro).

Anónimo disse...

Adão o Homem a quem não se é capaz, de dizer que não: Injustiça mesmo foi ele ter perdido as eleições autarquicas em 2001, para o pinoquio, isso sim é que é injustiça. Alias ele como pessoa é admirado em todos os partidos ao contrario do pinoquio aldrabão e mentiroso do Catano.
Nem os filhas da mae merecem passar por aquilo que o Adao esta a passar, a vida de facto é uma enorme injustiça mas a verdade ha de vir ao de cima

Anónimo disse...

MAS NÃO HÁ PARTIDO NESTE PAÍS QUE SE INTERPONHA CONTRA ESTE NOVO CÓDIGO DO PROCESSO PENAL? só o Procurador Geral da República? mas querem deixar a violência aumentar como aumentou desde a sua aprovação e querem deixar impunes os criminosos? apertam com os trabalhadores e liberam os criminosos, talvez compense ser criminoso.

Manuel Veiga disse...

abraços.

para o Adão Barata
para o senhor Marquês
e sua afilhada...

Anónimo disse...

O Adão está vivo, ok? felizmente.

Anónimo disse...

O PSD do Dr. Menezes está a viabilizar a LEI partidos ao lado do PS. Volte Dr. Marques Mendes que está perdoado. Leis anti democracia.

SR. Ministro Alberto Costa, esta pode não ser uma República de Procuradores, mas com certeza uma República de mafiosos no Poder legislativo.

Anónimo disse...

Leis de mafiosos para defender apenas os mafiosos.

Anónimo disse...

A ASAE não destrói as feiras inocentemente. Vêm aí gestão de feiras privada para os amigos.

Anónimo disse...

É Verdade que o demetrio vai ser o candidato da CDU Para 2009?

Anónimo disse...

Essa já tem barbas amigo. Candidato a Loures ou Setúbal? se ele tiver juízo não se mete em Loures outra vez.

Anónimo disse...

A Asae parece uma pide contra quem trabalha, armados até aos dentes, enquanto que os ladrões e os corruptos assustam qualquer reles polícia sem meios. Será isto inocente?

Anónimo disse...

O infeliz do VALE E AZEVEDO deve ser o Bode expiatório da jutiça portuguesa, a este acontece-lhe tudo e aos outros não, desta vez aprrendem-lhe os bens.

Anónimo disse...

O PCP lá apresentou qualquer coisa sobre alteração ao Código PENAL, mas só para dizer que não fez nada, pois no essencial parece não ter mexido. No essencial, parece concordar e permitir a crescente criminalidade que se verifica após aa entrada em vigor do Código. Concorda com violadores assassinos e ladrões à solta. Concorda com facilidades para crime sde corrupção e pedofilia. Obrigado PCP, sabiamoos que ainda era o único partido mais ou menos decente. Pensávamos que era.

Anónimo disse...

Não admira que se constate que o porte de arma (legal e ilegal) na classe média esteja a aumentar astronómicamente e deve-se a dois pontos de vista:
uns porque acham que a Lei e a autoridade não os defende (verdade)
e outros porque concluem que matar afinal não tem consequências em Portugal.

Anónimo disse...

Os SOCRETINOS só fazem disto.
socretinos= só+cretinos= seguidores de sócrates

Anónimo disse...

Qual é agora a ideia de abolir as escrituras de terrenos e casas? é favorecer os Otários (da OTA)que ali investiram? otários somos nós.

Anónimo disse...

Se até o Sr. Cravinho diz que o código penal é uma via verde para a corrupção, então senhores do PCP, estão conscientes disto e concordam, não é verdade? vocês viabilizaram. Para depois não virem com moralismos.

Anónimo disse...

Um país onde já nem se pode sair à noite para beber um copo, não é um país com liberdade. E não foi a Direita que nos levou a este estado de coisas, foi a Esquerda.

Anónimo disse...

Eu estava à espera que o novo ministro ad cULtura fosse o Diogo Infante, não sei porquê, como o actor ascendeu a Director de Teatro e monopoliza tudo quanto é voz off de anúncios, deve ser competente.Só por isso.

Anónimo disse...

Tudo isto é Bíblico e Apocalíptico:
casamentos homosexuais
aborto
homosexuais no poder
violência doméstica
corrupção
falta de valores
cartão único (espécie de chip individual) para sermos totalmente controlados
só comprar e vender aos monopólios (asae encarrega-se de acabar com os pequenos comerciantes)
etc.etc.